500 Anos da Reforma Protestante
A Verdade que Liberta
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8.32
Hoje, 31 de Outubro, nós Protestantes, comemoramos 500 anos da Reforma Protestante. Em 31 de Outubro de 1517, liberto pela verdade do Evangelho, o Monge Agostiniano, Martinho Lutero, prega 95 teses na Catedral de Wintenberg, a partir daí, começa o maior movimento a princípio religioso, mas logo atingiria todas as alas da sociedade. Um movimento começado na Alemanha, mas que se espalhou pelo mundo. A Reforma Protestante inicialmente com Lutero, depois desenvolvida Sistematicamente por João Calvino, resgatou verdades a muito esquecida, entre elas a centralidade das Escrituras.
As 95 teses resumidas em: Só a graça, Só a fé, Só Cristo, Somente a Deus toda glória, aponta para o que de fato de ser a Igreja em todas as épocas. Creio que muitas denominações ditas “Evangélicas” já há muito tempo fazem o que o Catolicismo Romano fez no século 16, ou seja, deixaram Cristo de lado, sua palavra, a glória de Deus, a fé, e hoje trilham o caminho da heresia, da centralidade no homem, do relativismo moral e religioso. A exemplo do século 16, nossa geração, aquelas herdeiras, do qual, nós Presbiterianos fazemos parte, devemos a semelhança de homens como Lutero e Calvino e tantos outros, nos posicionarmos com firmeza contrários a tantos ensinos contrários a Escrituras e resgatarmos seja no ensino formal (Igreja), informal, relacionamentos, os princípios da reforma.
Parabéns para nós reformados, herdeiros da Reforma Protestante. 500 anos de Reforma, 500 anos de desafios, os homens e mulheres do passado, deixaram suas contribuições, cabe a nós no século 21, levar adiante, com o mesmo empenho e fidelidade e apego irrestrito a palavra de Deus.
Rev. Dijavan