Estudantes de Itapevi podem solicitar Passe-Livre
Serão concedidas 50 passagens mensais aos beneficiários. Os estudantes de baixa renda de Itapevi podem requerer o benefício do Passe Livre junto à Prefeitura. Sancionada em 2015 pelo prefeito Jaci Tadeu, a medida prevê tarifa zero nos ônibus municipais para os estudantes de baixa renda na circulação entre suas moradias e locais de estudo.
Segundo a legislação, serão concedidas 50 passagens mensais gratuitas aos estudantes regularmente matriculados na Rede Pública de Ensino de Itapevi (incluindo escolas estaduais e municipais). Para obter o benefício, os jovens deverão residir na cidade e a mais de 2 km de distância da escola que frequentam, além de possuir renda familiar de no máximo dois salários mínimos.
Ainda de acordo com o decreto, é necessário ser beneficiário dos programas “PROUNI” ou “FIES”, no caso de estudantes de Ensino Superior no Município de Itapevi.
Os estudantes que têm interesse em obter o Passe-Livre, precisam se cadastrar junto à sede da Secretaria de Trânsito e Transportes (rua Erotildes de Freitas, 98 – Cidade da Saúde), apresentando comprovante de matrícula escolar, RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovantes de residência e de renda familiar. É necessário ainda apresentar o requerimento devidamente preenchido, a ficha pode ser encontrada no site oficial da Prefeitura (http://www.itapevi.sp.gov.br) e na sede da pasta.
A adoção da lei do Passe Livre Estudantil foi definida em conjunto com os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste da Grande São Paulo (CIOESTE). O órgão é formado pelas cidades de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia e Itapevi e tem por finalidade direcionar políticas públicas voltadas ao crescimento da região.