Vida de DJ – Música eletrônica, um estilo de vida
Por: Cunha Junior – MTB: 0081818/SP
Vida de DJ
Música eletrônica: Um estilo de vida
Olá amigos da cena eletrônica e simpatizante do movimento que nos acompanham mensalmente aqui pela nossa coluna no jornal Expressão Regional, tanto em nossa edição impressa como em nossa edição virtual, para os moradores de Itapevi e região espalhados pelo mundo.
Nesta edição, estarei estreando a série de entrevista intitulada; “VIDA DE DJ”, onde estarei destacando novos talentos da cena eletrônica, desde DJ e produtores, como também promoters e empresários que apostam neste seguimento.
O cenário eletrônico brasileiro tem revelado novos talentos a cada dia, e hoje, apesar do caminho árduo, já é possível dizer que o sonha em seguir a carreira de DJ sem enfartar seus pais. Ainda assim, a galera mais nova precisa conhecer a história dos pioneiros. Sim! Aqueles caras que lutaram para que hoje você não precise mais gastar R$50,00 a R$100,00 reais para comprar um disco com apenas uma música, e que mesmo assim, as vezes não chegava em suas mãos. Ai você vai dizer; Mas isso é graças à tecnologia! Sim, é também, mas se não existisse um mercado consumidor para isso ninguém investiria, então é essa galera que abriu as portas.
E pra abrir essa serie de entrevistas, nosso convidado de hoje vem da cidade de Itapevi (Grande SP), ele que já dividiu palcos com vários top Dj’s do cenário nacional. Participou também de quase todas as edições do projeto Sunset Holi Vibe Solidaria tocando para milhares de pessoas, entre outras… Estamos falando dele DJ Edy Lima aka Control Bit, que inciou sua carreira aos 20 anos, hoje com recém completados 34 anos está entre os DJ’s mais requisitados da região e estará batendo um papo com a gente contando um pouco da sua história e projetos futuros.
Nome: Edilson Dias De Lima
Nome artistico: DjEdy Lima / Control Bit
Idade: 34 anos
Cidade: Itapevi /Sp
Atuação profissional: Técnico em sistema de Monitoramento e CFTV e DJ
P.E: Como e quando começou sua carreira de dj?
Sempre gostei de música eletrônica e, em meados dos anos 90 com a chegada do movimento Clubber e com o aumento da aparição de inúmeros eventos voltados a musica eletrônica em especifico Techno, house music, jungle, trance entre outros, foi onde o meu interesse pela musica eletrônica se tornou mais forte e onde eu também, comecei a procurar saber mais sobre, dando assim os primeiros passos para o mundo da Musica Eletrônica como DJ. Anos depois tive meu primeiro contato com Djs profissionais hoje amigos, os mesmos tinham um evento voltado a musica eletrônica na cidade onde resido Itapevi/Sp, e eles mesmos abriram as portas para que eu pudesse mostrar o meu trabalho, claro com algumas mudanças que foram necessárias pois o nome artístico que eu havia escolhido não caia muito bem (risos). Hoje graças a essas pessoas que acreditaram em meu trabalho, estou firme e forte na cena, soudj residente de uma das maiores festas beneficentes do Brasil, percorrendo do interior paulista ao litoral com sucesso absoluto.
Dj e idealizador do projeto Control Bit, voltado a musica eletrônica sob a vertente do minimal, venho mostrando meu trabalho e sendo elogiado por vários outros Djs famosos estrangeiros e brasileiros também.
PE – Muita gente pensa que pra ser dj é só pesquisar música. Qual sua opinião sobre isso?
Ser Dj não basta apenas pesquisar musicas, ser Dj é você sentir é gostar é você passar toda a energia para o publico, é ter carisma e acima de tudo humildade.
PE – Quais são suas influencias no cenário da musica eletrônica?
Edy Lima akaControl Bit – Minhas influencias vem do House e suas vertentes bem como Eletro-house, o deep house um subgênero do house music, que para muitos é uma vertente recém-chegada, mais não sabem que é bem mais antiga do que muitos pensam, originada na década de 80. Não escondendo a fascinação pelos gêneros com mais groove mais “pancadaria” bem como Chapeleiro e seu Minimal alucinante, Liu com seu Bass avassalador, Alok e suas batidas marcantes.
PE – Cite alguns lugares onde você já tocou:
“Puts”… Passei por vários lugares durante esses anos, vou citar alguns que foram marcantes ate a data de hoje, Fenix lounge ,Exotik lounge club, Tajj club, Cantineiro Bar, Cannil Club, Aplle lounge, Roda Brasil , Open air Pé na areia Peruíbe, e praticamente todas as edições do projeto Sunset Holi, onde tenho a felicidade de ser um dos Djs residentes. Já tive o prazer de me apresentar ao lado de grandes nomes da cena eletrônica nacional e internacional.
PE- Como vê o fato dos DJs acabarem se tornando seus próprios produtores?
Edy Lima akaControl Bit – Onde muitos se destacam, antigamente dependíamos muito dos produtores para termos uma variação entre tracks novas e antigas, hoje não temos mais isso, podemos lançar nossas próprias tracks, e ao meu ponto de vista isto é muito bom.
PE – Como acha que a internet auxilia na propagação da música eletrônica?
Edy Lima akaControl Bit – Uma ferramenta espetacular para essa propagação, onde antes tínhamos que estar gravando em mídia transportando, enviando via correio hoje não, apenas clicks e as agencias e o contratante tem o acesso a todo material de djou produtor .
PE – Que conselho você daria para quem quer iniciar na carreira de DJ?
Edy Lima akaControl Bit – Procure saber o que acontece primeiro na cena, não caia de paraquedas, estude musicas estude equipamentos, mais o primordial sejam HUMILDES.
PE – Quais são seus projetos para 2016 ?
Edy Lima akaControl Bit – Continuar levando a música eletrônica em forma de energia e continuar participando do maior projeto beneficente de musica eletrônica do brasil a Sunset Holi Vibe solidária , e claro aperfeiçoar ainda mais meus conhecimentos com Dj !
PE – Quero agradecer ao amigo Edy Lima pela entrevista, e deixar aqui esse espaço para que fique a vontade paras suas considerações finais.
Agradeço primeiramente a Deus por iluminar meus caminhos e ao amigo Cunha Junior pelo convite, estou muito feliz de poder falar um pouco da minha trajetória no cenário da musica eletrônica, como todos sabem ser dj hoje no Brasil e uma luta constate pois o cenário é muito instável, mas acredito que todos podemos ir longe , basta ter fé paciência e humildade.
Gostou? então confira mais informações desse artista aqui, Edy Lima aka Control Bit
Na próxima edição traremos mais novidades dessa nossa VIDA DE DJ, fiquem ligados e Good Vibe!