Escola Livre de Teatro e Cia. Studio 8 Encena conquistam prêmios para Itapevi
A NECESSIDADE DA ARTE
Prof. Especialista Hélton Lima
Escola Livre de Teatro e Cia. Studio 8 Encena conquistam prêmios para Itapevi
Tiveram 8 indicações e conquistaram 3 prêmios no VI Festival de Teatro de Itapetininga
A Cia. Studio 8 encena foi formada na Escola Livre de Teatro de Itapevi, e o elenco do espetáculo “Manifesto do Subconsciente” é composto por alunos do grupo técnico da Escola, com a direção de Hélton Lima.
Apresentaram a peça no VI Festi – Festival de Teatro de Itapetininga no dia 10 de Outubro no centro Histórico e Cultural de Itapetininga e receberam 8 indicações:
- Melhor Cenário
- Melhor Figurino
- Melhor Iluminação
- Melhor Sonoplastia
- Melhor Atriz Coadjuvante (com indicação de 2 atrizes)
- Melhor Ator Coadjuvante
- Melhor Direção
- Melhor Espetáculo
Ganharam 3 prêmios:
Melhor Atriz Coadjuvante: Jenny Alves
Melhor Ator Coadjuvante: Gabriel Ricanélli
Melhor Direção: Hélton Lima
A cerimônia de Premiação aconteceu na sexta-feira dia 14/10 às 20h no centro histórico e cultural da cidade de Itapetininga.
No último sábado dia 15/10 receberam a notícia de que foram selecionas para a 6ª Mostra competitiva de teatro da cidade de Sarapuí – SP, onde representarão nossa cidade apresentando o espetáculo “Manifesto do Subconsciente” no dia 19 de Novembro.
O espetáculo: O manifesto do subconsciente é um espetáculo formado a partir de pesquisas sobre a loucura, o medo, a violência psicológica, o poder do subconsciente sob nossas ações e o limite entre homem e consciência. Repletas de símbolos, as personagens passam por várias crises, sendo em vários momentos elas próprias as crises que permeiam a vida.
O Texto foi construído de forma coletiva por todos os atores envolvidos na encenação e direção, teve seu início a partir de estudos sobre a encenação contemporânea, estética teatral, semiótica, performance e dança teatro. Em meio aos estudos o grupo decide mergulhar em assuntos polêmicos que permeiam sua sobrevivência fora do teatro, seus medos, escolhas, caminhos, descobertas pessoais etc.
A encenação passa pela vida dos atores e de pessoas comuns que entrevistadas abriram um pouco de seu coração e de sua mente para contribuir com a construção de nosso trabalho, foi o momento do “desabafo da vida” como decidimos chamar as nossas entrevistas com homens e mulheres que sofrem preconceitos todos os dias, seja por opção sexual, cor da pele, estilo de se vestir ou se portar, trabalho, idade, religião, por ter passado por algum trauma que a mudou completamente, medos psicológicos e sociais cristalizados pela mídia e família entre outras questões.
Em meio a todo o processo, estudos e pesquisas foram nascendo as personagens, as histórias e os nossos valores correspondentes aos assuntos que estamos contando nesse manifesto, extraído da mente de várias “personas” e exibido para quem quiser pensar sobre ele.
Contato: lima.tonarte@gmail.com