Vereador Yacer pede a instalação de um Centro de Hemodiálise em Itapevi
O Vereador Yacer Kourani junto da vereadora Profª Camila Godoi que formam a bancada pessebista (PSB) subscreveram o requerimento nº 227 que reiteraram outros três requerimentos solicitando a implantação de um centro de hemodiálise em Itapevi.
“Trata-se de uma solicitação que representa o anseio da população do nosso município. O objetivo é dar acesso ao tratamento para os pacientes que moram na cidade, pois com a falta de um Centro de Hemodiálise os mesmos são encaminhados para outro municípios para realizar o tratamento. A hemodiálise, por si só, já é um tratamento cansativo, o paciente chega a ficar quatro horas na máquina, fazendo toda essa filtragem e eliminação de excesso de líquido. Tem paciente que chega a perder de quatro a cinco quilos em uma sessão, eles saem naturalmente cansados desta e o paciente precisa ir a outras cidades para fazer o tratamento e o tempo de viagem pode chegar a duas horas de volta, ele terá um dia para descansar e no dia seguinte começa tudo novamente.”
“A secretária de Saúde do nosso município disponibiliza alguns veículos (kombi) por dia para transportar os pacientes que necessitem de diálise, todavia ainda temos um número expressivo de pacientes que não têm auxílio transporte oferecido pela secretária.”
Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam que cerca de dez milhões de brasileiros tenham algum problema renal, deste número, mais de 100 mil precisam fazer hemodiálise. As doenças que provocam a insuficiência renal são silenciosas, quando as pessoas descobrem algum sintoma, pode ser tarde demais, em 70% desses casos, a única saída é a hemodiálise. A máquina faz a função do rim e ajuda o sangue a eliminar o excesso de líquido e toxinas do organismo, o tratamento pode durar vários anos.
Os requirimento 227 junto com os 43 e 50, todos propostos, são de autoria dos vereadores Bruxão do Táxi (PR), Camila Godói (PSB), Yacer (PSB) e Mariza (PSL).