“Em Conserva” une arte e solidariedade em prol à Fundação Cafu
Mostra de Ricardo Muñoz tem curadoria da artista plástica Angela de Oliveira
O projeto “Arte, Esporte e Solidariedade”, da curadora e promotora de artes, Angela de Oliveira, chega à sua quarta edição em 2018 com a mostra “Em Conserva”. Com 12 telas do artista Ricardo Muñoz, a exposição acontece de 24 de janeiro a 9 de fevereiro no Alphavile Tênis Clube, em Barueri-SP. Novamente, a Fundação Cafu, do ex-capitão da Seleção Brasileira de Futebol, receberá parte da renda obtida com a venda das obras.
“Já ajudamos as instituições Creche Maria Clara e Lar Bethel, ambas de Sorocaba, interior paulista. É a segunda mostra beneficente em prol da Fundação Cafu, uma parceria que deu certo e que decidimos repetir. Além de admirar Cafu como atleta e como ser humano, sei o grande trabalho que ele realiza junto a essas crianças”, comenta Angela.
Muñoz também não esconde a alegria. “Poder ajudar é sempre maravilhoso. Ajudar crianças com parte da renda obtida com a venda das obras vai ao encontro da proposta da mostra: ser um ser humano melhor. Transformação de dentro para fora, contribuir com a melhora do mundo começa por cada um de nós”, conta Ricardo.
Em Conserva
Aliás, a mostra já começa instigando com a pergunta: “O que você guardaria dentro de um vidro de conserva?”. A questão faz parte de uma instalação onde cada visitante poderá escrever e guardar em um pote sua resposta.
“Eu li um livro sobre guerras, e as pessoas diziam que para sobreviver tinham que levar a própria comida em conserva. Essa comida duraria durante os meses em que elas ficavam nos abrigos. Neste momento, comecei a refletir como isso salvou vidas.
A partir de então, escolhi palavras que achei que pudessem ser abrangentes nos desenhos. Defini 12 palavras como tema de cada umas das 12 telas da mostra.
A ideia é provocar a reflexão nas pessoas sobre o que é realmente importante conservar na vida, pois perdemos muitas dessas referências nos dias de hoje”, detalha Ricardo Muñoz.
O artista costuma criar, por meio de suas obras, um universo único, resgatando tudo que há de mais profundo na essência humana e trazendo uma reflexão sobre a vida e a complexidade do ser. Um olhar sensível e criativo sobre escolhas, medos, crenças, expectativas e desejos. Cada obra do artista nos leva a um mergulho dentro de nós mesmos.
Ricardo faz parte da Pinacoteca – São Bernardo, o maior espaço de exposição permanente de arte moderna e contemporânea da região do ABC. Em suas obras há uma relação de diferentes modalidades artísticas como a pintura, o desenho e a gravura.
Logo depois de deixar o jornalismo e seu trabalho como editor em grandes emissoras como a Record, Band e SBT, as telas do artista tiveram uma ascensão meteórica. Em pouco tempo ele foi convidado para estampar o cenário das edições 2016 e 2017 do The Voice Kids, programa da Rede Globo. “Pinto o que sou, o que acredito”, finaliza Muñoz.
Fundação Cafu
A Fundação Cafu é uma entidade sem fins lucrativos, geradora de oportunidades de desenvolvimento que atua no combate à desigualdade social. Propõe um atendimento sócioeducativo para cerca de 630 crianças e jovens de baixa renda, com idades entre 4 a 17 anos e 11 meses, além de 279 pessoas acima de 18 anos, com cursos profissionalizantes, na cidade de São Paulo.
Tem como missão, executar e manter programas que incentivem a inclusão social da comunidade do Jardim Irene, bairro onde Cafu nasceu e cresceu, e outros vizinhos, orientando-os para que busquem seus direitos como cidadãos, tornando-se agentes transformadores das suas próprias realidades.
“Não existe preço nesse mundo que possa pagar o sorriso no rosto de uma criança. Vamos caminhar juntos e fazer a nossa parte. Toda criança tem o direito de sonhar”, diz Marcos Evangelista de Morais, mais conhecido como Cafu.
Serviço: Arte, Esporte e Solidariedade
Alphaville Tênis Clube
Endereço: Alameda Paris, número 555, Alphaville Residencial Um, Barueri/SP
Data: 24 de janeiro a 9 de fevereiro
Entrada gratuita