Depois de 10 anos, Desfile Cívico de 7 de Setembro está de volta à Itapevi
Cerca de 5 mil pessoas participarão do evento. Expectativa de público é de cerca de 12 mil espectadores
Após 10 anos de interrupção, a Prefeitura volta a realizar o tradicional desfile Cívico de 7 de Setembro na rua. Neste ano, o tema será “Eu Amo Itapevi”. O evento acontece das 9h às 12h, no Corredor Oeste Metropolitano, em um trecho de 586 metros entre o Viaduto José dos Santos Novaes, na Vila Nova, até as proximidades da estação Engenheiro Cardoso da CPTM – na passarela da Vila Aparecida. A expectativa é de que cerca de 12 mil pessoas assistiam ao desfile em Itapevi.
A abertura da solenidade contará com a presença de autoridades e a execução dos hinos nacional e de Itapevi pela Banda Sinfônica Municipal com a participação de 60 músicos. O evento conta ainda com a presença de 40 integrantes da Melhor Idade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Há ainda apresentação de 220 alunos da Escola de Dança e Teatro da Secretaria de Cultura logo na abertura.
Na sequência, haverá o desfile de 37 Escolas Municipais, além de estudantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapevi. Alunos do 5º ano participarão do desfile. Ao todo, serão 2.021 estudantes e cerca de 1,5 mil colaboradores da Secretaria de Educação de Itapevi, dentre professores, gestores, diretores e coordenadores escolares.
O prefeito Igor Soares explicou que desde a sua posse em 2017 já havia interesse em realizar o evento, mas com as dívidas herdadas da antiga gestão foi necessário quitá-las antes para, posteriormente, iniciar o planejamento e a organização para os preparativos de 2018. “Será maravilhoso resgatar um evento histórico, tão importante para o país e, consequentemente, para o morador de Itapevi. Esperamos que todos gostem da organização e da celebração”, destaca.
Além das escolas, também participam 40 estudantes do projeto Mais Esportes – desenvolvido pela Prefeitura, 240 alunos da rede estadual de ensino e 240 participantes do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
As escolas que desfilarão serão divididas em oito pelotões, se apresentarão por regiões e irão levar para as ruas os seguintes temas: Os primeiros habitantes (índios) – Região Amador Bueno; A Estrada de Ferro/ Estação: Parada Cotia – Região Ambuitá e Vila Gióia; Imigrantes – Região Cohab/ Santa Rita e Portela; Seus Fundadores/A Estação Itapevi – Região Centro; Emancipação Político Administrativa- Região Suburbano e Jardim Rosemary; Romarias – Padroeiro de Itapevi – Região Jardim São Carlos/ São Luiz e Chácara Vitápolis; Itapevi – Seu Progresso é Assustador – Região Cohab; Eu Amo Itapevi/ Educação Nota 10 – Região Jardim Briquet e Vila Dr. Cardoso.
O evento conta com apresentação também da Banda Marcial da Cultura e das bandas das unidades escolares.
Como parte das tradições históricas do desfile com características cívicas e militares, haverá presença de 30 integrante do 20º GACL (Grupo de Artilharia de Campanha Leve) do Exército Brasileiro, sediado em Barueri, e de um tanque de guerra; 15 homens da Polícia Militar, que integram o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), além de duas viaturas; Banda da Guarda Mirim e de 40 integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi; 45 estudantes da Escola de Bombeiros de Itapevi, bombeiros do Estado de São Paulo, e quatro membros do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) de Itapevi. Também acontecem os desfiles de carros oficiais e de Cavalos da Romaria. Ao todo, serão 1.045 convidados participando desta etapa do evento.
O total de participantes do desfile, incluindo organizadores diretos e indiretos, chega a 5 mil pessoas. O público presente terá à sua disposição ambulâncias, banheiros químicos e arquibancada coberta. Serão disponibilizados transporte e alimentação para as crianças das escolas participantes. Bandeirinhas e bexigas serão distribuídas para a população no dia do evento.
Foto: Pedro Godoy – Ex Libris/PMI
Legenda: Alunos da rede municipal ensaiam para o desfile de 7 de setembro