Parceria da Prefeitura de Itapevi com ViaMobilidade inicia construção da nova estação Ambuitá
Obras começam em janeiro de 2024 e previsão de conclusão é de 14 meses
Em parceria com a Prefeitura de Itapevi, a concessionária ViaMobilidade inicia, em janeiro de 2024, a construção da nova estação Ambuitá, da linha 8-Diamante. A expectativa é de que está parada de trem fique pronta em 14 meses.
As obras serão realizadas exatamente no espaço onde abrigava a antiga estação, na rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110. O local foi totalmente desativado no fim de abril de 2010 e, posteriormente, demolido no mesmo ano dentro dos serviços de modernização do trecho pelo Governo do Estado.
A reimplantação da unidade foi garantida por meio de esforços feitos pela Prefeitura sobre a importância dela para os usuários de trens. A reconstrução está na fase de elaboração do projeto executivo, que terá todos os detalhes dessa parada e permitirá a condução dos trabalhos.
Em live em suas redes sociais nesta segunda-feira (13), o prefeito de Itapevi, Igor Soares (Podemos), destacou a relevância da obra. “Será uma estação moderna e preparada para o futuro. O objetivo dela é facilitar o deslocamento das pessoas e garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos que moram na região. A partir do dia 2 de janeiro de 2024 o canteiro começa a ser instalado. A contratação já foi feita. Já aprovamos o projeto de lei e agilizamos todas as burocracias necessárias para iniciarmos as obras. Todos os contratos foram devidamente assinados”, explicou.
“A previsão é de que março de 2025 a obra seja entregue. Nosso objetivo é permitir que as pessoas que residem nos bairros do Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá não precisem fazer futuramente a baldeação já com as adaptações previstas. O intuito é também desafogarmos o modal de ônibus nestas regiões”, completa Igor.
Detalhes da estação
A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.
O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Além disso, será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.
No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários. A proposta é proporcionar mais segurança e conforto. Já no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.
Sobre a estação
A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha. A desativação e demolição ocorreram em 2010 ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Melhorias na linha 8
A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021. Além de construir a nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e promoveu amplas reformas nas de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.
Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno. A finalidade é garantir a segurança dos pedestres naquela região e vai interligar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado.
Em setembro, a parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade iniciou o asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e a implantação de duas faixas de rolamento de 3 metros de largura cada e calçada de 1,5 metro de largura. O pacote de melhorias prevê ainda a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e as implantações das passarelas do Jardim Portela, do Jardim Santa Rita e do Jardim Sorocaba.