Programa Multiplicadores do Bem forma mais jovens itapevienses
O Programa formou mais jovens itapevienses em Prevenção a Acidentes de Trânsito. Só este ano, o projeto, que conta com parceria do governo Federal, já formou 320 jovens.
Durante 214 horas, os 49 jovens itapevienses discutiram uma série de situações sobre civismo e cidadania e prevenção ao uso indevido de drogas entre outros assuntos. As reuniões fazem parte de mais um curso de Multiplicadores do Bem, ação promovida pela Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Segurança, e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Para encerrar os encontros da 8ª turma, os novos multiplicadores participaram de uma cerimônia de formatura nessa quarta-feira (24), no auditório do CEMEB Monteiro Lobato, na Cohab. O evento contou com dezenas de pais, amigos e familiares tiveram a oportunidade de ver os formandos, que deverão colocar em prática o que foi aprendido durante o curso e levarão às informações para outros jovens.
Os novos multiplicadores – com idade entre 15 e 24 anos – concluíram os cursos de Agentes Multiplicadores na Prevenção a Acidentes de Trânsito e o de Formação de Bombeiro Civil. Durante as horas de formação, os jovens multiplicadores puderam discutir temas como civismo e cidadania, noções de defesa civil, prevenção ao uso indevido de drogas, preparação para a multiplicação e estímulo ao protagonismo juvenil, prevenção à exploração sexual infantojuvenil e à gravidez precoce.
As oficinas e debates têm como objetivo formar adultos conscientes de seus papéis na sociedade, fazendo com que transmitam o conhecimento adquiridos para seus colegas. Os novos multiplicadores também serão agentes para a redução dos índices de violência no município.
O vice-prefeito Fláudio Azevedo falou sobre a importância do projeto para os jovens da cidade. “O Brasil está bem melhor do que anos atrás. Mas é sempre muito importante oferecer qualificação para os nossos jovens e conscientizar sobre o risco de combinar bebida e volante, que ocasiona centenas de mortes. Este projeto é essencial, pois oferece cidadania a nossa juventude”, destacou Fláudio.
Já o secretário de Segurança, Kleber Maruxo, reforçou que os novos agentes multiplicadores terão um papel preponderante na sociedade. “O projeto tem grande destaque no município. É uma ação com roupagem diferenciada em comparação com projetos atuantes em outras cidades. Por isso, é de suma importância que o programa continue formando cada vez mais jovens, que multiplicarão as informações e trocas de experiências adquiridas no curso para outros adolescentes”, lembrou Maruxo.
De acordo com a Secretaria de Segurança, este ano o programa já formou 320 jovens, sendo 200 no curso de Multiplicadores do Bem e os diferentes temas de abordagem e, 120 nos cursos de Montagem e Manutenção de Computadores (Hardware) e Desenvolvimento de Página de Internet (Web Designer). A pasta estima que até o final do ano o programa beneficiará um total de 425 jovens, uma vez que há mais turmas que serão formadas nos próximos meses.
Fotolegenda: Divulgação/PMI
1- Projeto forma mais 49 jovens itapevienses
2- Maruxo reforça o papel fundamental do projeto na cidade
3- Fláudio entrega certificados para os novos agentes multiplicadores