Itapevi recebe Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho
O Fórum Trabalhista de Itapevi, na Grande São Paulo, recebeu na, última sexta-feira (08), o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, entre elas o presidente da subseção local da OAB-SP, Marco Antonio Moreno; o secretário de Governo do Município de Itapevi, Dr. Pedro Mori; a presidente da Amatra-2, magistrada Patrícia Almeida Ramos; a juíza titular da Vara de Itapevi, Ivete Bernardes Vieira de Souza, e a desembargadora Maria Doralice Novaes, presidente do TRT da 2ª Região.
A presidente, em seu discurso, mencionou que o PJe-JT “altera a estrutura do procedimento judicial, automatizando a prática de inúmeros atos”, algo que se comprova, a se observar pelas cidades onde já foi implementado. Ela lembrou ainda que outra vantagem do PJe-JT é o fato de o código-fonte pertencer à União, o que permite sua utilização sem custos adicionais.
Otimização de custos é um dos efeitos mais sentidos do PJe-JT, a todas as partes envolvidas.
Aliás, “melhoria” é palavra recorrente, ao se perguntar para servidores e usuários da Justiça do Trabalho sobre as expectativas com a vinda do PJe-JT.
Por sua vez, o Dr. Marco Antonio Moreno – Presidente da 198ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Itapevi/SP, destacou que estamos diante de um grande desafio, que confronta a tradição com a modernidade, onde é necessário equipar os escritórios e treinar os advogados e estagiários para poderem atuar satisfatoriamente nos Processos Judiciais Eletrônicos, tanto na esfera Cível, quanto na Trabalhista.
Para tanto, desde 23 de fevereiro até 23 de março próximo (todos os sábados das 10:00 às 14:00 hs) a Subseção da Ordem dos Advogados em Itapevi, implantou um plantão de treinamento e orientação aos advogados e estagiários, a fim de eliminar as dúvidas e questionamentos que surgem no dia a dia dos operadores de direito.
Fotos: Raphael Hafez