Diário De Um Diretor De Escola
Luiz Benedito Ponzeto mostra na obra um conjunto de crônicas do cotidiano com uma narra-tiva colada ao humor.
“Diário De Um Diretor De Escola” é um conjunto de crônicas, com uma narrativa colada ao humor, porque sem ele, humor, a vida fica sem graça.
É o dia a dia de uma escola, na visão do seu diretor, cujos temas e situações desenvolvidos estão amarrados ao contexto de uma escola. O diretor, como se tratam de crônicas, é o narra-dor e personagem central, mas é a escola o foco principal, com seus acertos, erros, intolerância, preconceito e todos os valores: social, moral, religioso, sexual… Não é uma crítica direta, mas também não deixa de ser, porque exige reflexão sobre o conteúdo de cada relato. E nessa rápida visita pela rotina da escola, é possível encontrar situações muito surpreendentes. O livro é uma forma muito particular de penetrar esse universo que provoca opiniões tão divergentes; amado, odiado, respeitado, desacatado…
Para muitas pessoas as melhores lembranças de uma escola são os intervalos, o término das aulas, e o sinal de encerramento do turno, mas não para todas. Também existem momentos de extrema delicadeza emocional vividos pelos seus atores nesse período de aprendizagem am-pliada. E aqui estão relatados acontecimentos por vezes bizarros, por vezes hilários, mas todos humanos e bem verdadeiros.
A OBRA
O livro foi publicado numa edição ecológica, somente é impresso sob encomenda ou pelo formato e-book, que pode ser baixado pela internet, por isso não houve lançamente, apenas divulgação. Foi essa a forma que eu consegui para tirar o texto da gaveta. São crônicas que exploram o cotidiano de uma escola na visão do seu diretor, quando se depara com situações bastante surpreendentes, às vezes delicadas, às vezes cômicas, bizarras, mas todas verdadeira e humanas e a narrativa segue uma linha bem humorada. Está à venda no Clube de Autores nesse endereço: ttps://clubedeautores.com.br/book/146585–DIARIO_DE_UM_DIRETOR_DE_ESCOLA
E no curso de criação literária, aproximadamente 8 anos, do Museu Lazar Segall em SP, sob a coordenação do professor Gilson Rampazzo que surgiu a ideia de escreverr sobre esse tema; os encontros consistiam em produzir textos, geralmente crônicas, com propostas sugeridas pelo professor. Então surgiram as primeiras crônicas que foram terminadas quase 10 anos depois. Escolhi essas que me pareceram as mais representativas e apropriadas para esse tema tão oportuno.
E o que eu espero é que os leitores se divirtam bastante com a leitura e se possível façam uma reflexão sobre os problemas que uma administração tem que enfrentar para conseguir mini-mamente atingir objetivos propostos no seu projeto pedagógico. É um convite para que vejam ao dia a dia de uma escola sob a ótica de quem vivenciou e enfrentou esses problemas no nos-so sistema de ensino. Que façam esse “passeio” pelo interior de uma escola, com se estivessem espiando pelo buraco de uma fechadura, vai ser muito divertido.
Gostaria que os leitores dessem algum retorno para o autor, da forma que acharem mais apro-priada, porque é muito importante saber o que sentiram com a leitura, que eu espero seja bas-tante prazerosa e divertida.
O AUTOR
Nasci em Parapuã, interior de São Paulo, morei em Marília, também SP, dos quatro aos qua-torze anos quando fui para São Paulo, depois morei em São Sebastião, litoral norte de SP e agora, aposentado, moro em Águas de Lindóia; fui professor, coordenador pedagógico, diretor de escolas públicas e privadas de vária regiões da cidade e do estado de SP, por 35 anos quan-do deixei de trabalhar com escolas.
Frequentou o curso de “Criação literária” no Museu Lasar Segall, coordenado pelo Mestre Gilson Rampazo, E iniciou o curso de “Poema” com a Professora Aurea Rampazo, quando foi premiado no concurso: Premeio PMSP concurso “Ler… Uma Paixão” com a crônica “Ler… Uma Perdida Paixão” em 1996.
Publicação da crônica “Caríssima Bisnaguinha” no livro “Estas Histórias”, uma realização do Museu Lasar Seagall/IPHAN, 2004.
Formação superior em matemática exerceu os cargos de professor, coordenador pedagógico e diretor de escola em diversas unidades de ensino – públicas e particulares – em localidades vaiadas na cidade e no estado de São Paulo.