Iniciada segunda fase de obras contra enchentes em Itapevi
Profissionais já atuam no córrego Sapiantã, na entrada da Cohab. Foram iniciadas as obras da segunda fase do projeto de macrodrenagem de rios e córregos de Itapevi, que vão garantir uma sensível redução do índice de inundações na cidade.
Nas últimas semanas, profissionais e equipamentos a serviço da Prefeitura iniciaram a colocação de peças de concreto no córrego Sapiantã, na rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, altura da entrada da Cohab. A medida prevê a canalização de 1,5 km da via fluvial entre a Cohab e a Vila Santa Rita. Segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão, estão sendo implantadas peças de concreto em formato de ‘L’, que serão interligadas e adaptadas ao curso do córrego. Antes da colocação das peças, a Prefeitura executa no local a limpeza e a dragagem (escavação para aumento de profundidade) do leito.
O prefeito Jaci Tadeu falou da importância do serviço para a cidade. “Trata-se da maior intervenção pública já realizada em Itapevi, que vai contribuir significativamente para a redução de enchentes na cidade nos próximos anos. Com essas ações, milhares de pessoas terão acesso a maior qualidade de vida e segurança, em especial as populações ribeirinhas”, comentou Jaci.
O serviço complementa as ações já em andamento no rio Barueri-Mirim, que estão em fase avançada. Atualmente, a canalização do rio segue em três frentes de trabalho – uma na altura do Jardim Vitápolis, outra no Jardim Dona Elvira e uma terceira no bairro Cidade Saúde, próximo ao Centro da cidade, já tendo atendido cerca de 2 km. Segundo a pasta, ao final dos trabalhos, serão atendidos mais de 4 km do leito do rio Barueri-Mirim.
As obras são frutos de um amplo projeto de macrodrenagem desenvolvido pela equipe técnica do prefeito Jaci Tadeu desde 2006, época em que comandava a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. Por meio de parcerias que renderam um total de R$ 96,9 milhões em recursos federais, as obras estão sendo tocadas a todo vapor na cidade. Além da canalização, os recursos preveem a implantação de piscinões de retenção de águas em alguns pontos da cidade.
Fotolegenda:
1 – Prefeitura já canaliza córrego Sapiantã, na altura da Cohab (crédito: Reinaldo Meneguim/PMI)
2 – Canalização do rio Barueri-Mirim já se aproxima da região central de Itapevi (crédito: Victor Bustamante/PMI)