Prefeito Teco destaca 100 dias de governo com 100 ações para

Obras de canalização de Itapevi avançam no córrego Sapiantã
Quando concluído, serviço reduzirá índices de inundações no município. Segue em andamento o serviço de canalização do córrego Ribeirão do Sapiantã, entre a Vila Santa Rita e a Cohab, uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a União. Atualmente, profissionais e máquinas atuam na colocação de placas de concreto no leito do córrego próximo à avenida Independência, na Cohab.
Iniciadas no mês passado, as obras já atingiram 350 metros de extensão no trecho e, segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão, terão comprimento total de 1,5 mil metros. Esta é a segunda fase do amplo projeto de macrodrenagem, que inclui a canalização de quatro mil metros do rio Barueri-Mirim.
Principal via fluvial de Itapevi, o rio Barueri-Mirim já possui grande parte de sua extensão atendida com o serviço de canalização. As ações foram iniciadas no ano passado e vinham sendo realizadas em três frentes de trabalho, visando maior agilidade em sua conclusão. Em doze meses, já foram canalizados dois mil metros em trechos no Jardim Vitápolis e no bairro Cidade Saúde.
Atualmente, os profissionais atuam no trecho do rio na altura da rua Carmem Silva de Almeida, nos bairros Jardim Vitápolis e Jardim Dona Elvira. Em todos os trechos estão sendo implantadas peças de concreto em formato de ‘L’, que são posteriormente interligadas e adaptadas ao curso da via fluvial. Para isso, os operários desviam o curso para baixar o volume de águas. Antes da colocação das peças, a Prefeitura executa no local a limpeza e a dragagem do leito do rio.
Além da canalização do rio Barueri-Mirim e do córrego Ribeirão do Sapiantã, as obras de macrodrenagem incluem ainda a construção de piscinões de retenção de águas. Os equipamentos, a ser implantados ao longo das duas vias fluviais, vão colaborar na prevenção a inundações em dias de fortes chuvas.
As obras são frutos de um amplo projeto de macrodrenagem desenvolvido pela equipe técnica do prefeito Jaci Tadeu desde 2006, época em que comandava a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura. Por meio de parcerias que renderam um total de R$ 96,9 milhões em recursos federais, as obras estão sendo tocadas a todo vapor na cidade.
“O objetivo do projeto é o combate às enchentes, um dos grandes desafios da nossa cidade. A população de Itapevi sempre conviveu com esse problema e, a partir dessas ações, milhares de pessoas terão acesso a maior qualidade de vida e segurança, em especial as populações ribeirinhas”, ressaltou Jaci Tadeu.
Fotolegenda: Divulgação/PMI
1 – Na Cohab, canalização do córrego Sapiantã segue a todo vapor
2 – Operários atuam na concretagem do leito do córrego
3 – Mais de dois mil metros do rio Barueri-Mirim já foram canalizados