Caramez em audiência com Presidente do TJ pede mais juízes para Itapevi
Na tarde de segunda-feira, 26/01, o deputado estadual João Caramez intermediou audiência entre representantes do judiciário itapeviense e o Desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A pauta da reunião foi a necessidade de mais juízes para conduzir os trabalhos na Comarca de Itapevi.
Participaram do encontro, a juíza do Fórum de Itapevi, Maria Helena Steffen Toniolo Bueno, a promotora Ruth Caterine Anderson Pinheiro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção Itapevi, Marco Moreno e o secretário-geral da entidade, Rogério de Oliveira. Todos foram unânimes em ressaltar a urgência de mais magistrados na cidade.
“São milhares de processos cíveis, criminais e execuções fiscais parados no Fórum a espera de mais juízes. Os que já estão trabalhando em Itapevi fazem um trabalho ótimo, mas por mais que eles façam não é suficiente para reduzir o número de processos, já que a cada dia surgem mais e mais”, explicou o deputado.
Segundo a juíza Maria Helena, a comarca itapeviense necessita de mais juízes titulares e substitutos. “No momento, este é o nosso pedido mais urgente”, explicou. Para a promotora Ruth Caterine, é necessário que a situação seja resolvida com urgência. “Estamos muito preocupados e sabemos que a situação tende a se agravar”, completou.
O presidente do TJ se comprometeu a buscar alternativas para solucionar a questão.
Pedidos anteriores – Em abril do ano passado, Caramez e os magistrados de Itapevi já haviam solicitado ao TJ mais Varas Judiciais para atender a população itapeviense. No encontro, foi pedida a criação de cinco Varas: duas Cíveis, uma Criminal, uma da Fazenda Pública e uma da Infância e da Juventude.
“Existe em nossa Cidade uma defasagem grande. Precisamos de mais Varas Judiciais para atender a demanda. Itapevi tem hoje mais de 200 mil habitantes e poucos juízes para realizar o atendimento”, explicou Caramez, na ocasião.