Prefeitura de Itapevi amplia formação de professores de alfabetização
Educadores participam de encontros do PNAIC. Itapevi abraçou a causa da alfabetização de crianças na idade correta. Visando a ampliação dos conhecimentos técnicos e da formação dos professores responsáveis pela alfabetização, a Prefeitura retomou os encontros do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).
O encontro, que teve como tema a formação complementar em Linguagem, aconteceu nas dependências do CEMEB Bemvindo Moreira Nery, no sábado (28), e contou com 345 educadores, além de coordenadores pedagógicos da rede municipal, que vêm participando de atividades desde 2013.
De acordo com a Secretaria de Educação, no último ano, o curso objetivou o aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática.
Em Itapevi, a formação que aconteceu durante o ano passado foi composta por 160 horas, com realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo, sendo essa carga horária distribuída em encontros semanais e atividades não presenciais. Os professores e coordenadores pedagógicos participantes contaram com o suporte de 13 orientadoras de estudos, formadas pela UNICAMP.
A Secretaria informa ainda que o próximo e último encontro de formação com ênfase em Alfabetização Matemática e complementação em Linguagem será realizado no dia 14 de março, no CEMEB Bemvindo Moreira Nery.
PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Para o alcance desses objetivos, as Ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Fotolegenda: Divulgação/PMI (1) Encontro aconteceu nas dependências do CEMEB Bemvindo Moreira Nery (2)Professores durante o curso