Prefeito Teco destaca 100 dias de governo com 100 ações para

Saúde de Itapevi se destaca com Programa de Controle de Obesidade
Saúde de Itapevi se destaca com Programa Municipal de Controle de Obesidade. Pacientes perdem peso adquirindo hábitos saudáveis
O Ambulatório Médico de Obesidade de Itapevi foi criado pela Prefeitura em 2013, e o infantil começou a funcionar em julho de 2014. A iniciativa já beneficiou mais de 2,5 mil pessoas que necessitavam deste atendimento específico.
O Ambulatório de Obesidade adulto e o infantil, funcionam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab I (rua Sebastião Mamede, 205 – Cohab I, Setor D). Lá os pacientes recebem uma ampla avaliação, permeando orientações e tratamento, os quais são desenvolvidos dentro de um programa multidisciplinar, acompanhado por profissionais como psicólogo, nutricionista, educador físico e acupunturista. Segundo dados da Secretaria da Saúde, desde o início do funcionamento dos Ambulatórios, mais de 5 mil quilos foram eliminados.
A preocupação do município é atender as pessoas que possuam Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30, integrantes do grupo que se enquadram na linha de obesidade, inclusive crianças.
A Prefeitura também mantém, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer, de Educação e da Saúde, ações interligadas para a melhoria da saúde dos jovens e crianças que fazem parte do programa. Trabalho realizado com a parceria das escolas que encaminham as crianças obesas para realizarem tratamentos no Ambulatório, que por sua vez, aciona a Secretaria de Esportes e Lazer para incluir os pacientes nas atividades desenvolvidas pelo Centro de Iniciação Esportiva e Social (CIESI), a fim de melhorar o convívio social da criança e estimulá-la a desenvolver práticas esportivas.
Após iniciar o tratamento, o paciente vai aprendendo gradativamente a mudar seus hábitos por meio da reeducação alimentar e outras orientações recebidas no decorrer do acompanhamento com os especialistas. Este novo ciclo de vida ajuda a prevenir doenças como o diabetes e as cardiovasculares, como a hipertensão, além de melhorar a autoestima. O intuito dos procedimentos é garantir a perda de peso aos poucos melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Além do Ambulatório Médico de Obesidade, a Prefeitura de Itapevi está ampliando os serviços de saúde na cidade com a construção da UPA 24h, que já está na reta final, a UBS na Vila Santa Rita e USF no Jardim Rosemeire, além do Centro de Referência da Mulher que estão em andamento.
Em dezembro de 2014, o Programa foi apresentado no “Seminário Nacional de manejo da Obesidade” em Brasília como uma experiência exitosa.
Fotolegenda: Divulgação / PMI
(01) O Programa propicia melhora na qualidade de vida
(02) Em todas as consultas todas é verificado o peso dos pacientes