Atletas de jiu-jitsu de Itapevi vencem Etapa do Circuito Paulista e lideram ranking estadual
Na 2ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu Jitsu, realizada nos dias 13 e 14 de junho deste ano, na cidade de Barueri, destaque para Thiago Miranda, campeão no peso médio.
Por Fagner Schultz
No último sábado, 13 de junho, o professor da Ryan Gracie Team e idealizador do Projeto Social Futuro da Nação, Thiago Miranda, deu show de jiu jitsu ao dominar o peso médio e vencer a 2ª Etapa do Circuito Paulista de Jiu Jitsu em Barueri/SP.
Miranda venceu Justin Stanley, da G13 BJJ por finalização, na final da categoria Master após aplicar um estrangulamento de lapela (um golpe que consiste em pressionar a lapela do kimono do adversário contra o próprio pescoço a ponto de cessar a oxigenação para o cérebro, podendo causar o desmaio do oponente).
“Agradeço aos meus alunos e amigos pelo apoio durante as lutas, foram 4 vitórias contra grandes oponentes, esse apoio foi fundamental na conquista do primeiro lugar”, afirmou o campeão ainda na área de premiação.
As outras medalhas vieram na categoria adulto, com o faixa marrom, pesadíssimo, Alex Alves de Souza que venceu Arnaldo Ferreira, da Gracie Barra e com o faixa roxa Tiago Ferreira da Silva que venceu por finalização, o seu xará Thiago Consenza, da Ryan Gracie Team, após encaixar o triangulo, ambos atletas lideram seus respectivos rankings. Na pluma, uma das categorias mais movimentadas do jiu jitsu, o faixa roxa Marlissom Santos Alves foi vice-campeão ao perdeu por 1 vantagem após empatar nos pontos contra o campeão sulamericano Wellington Alex da Silva, da equipe Alliance Jiu Jistsu de Minas Gerais.
O Circuito Paulista de Jiu Jitsu é organizado pela Federação Paulista de Jiu Jitsu, e disputado em 3 etapas, tendo como objetivo ranquear os melhores lutadores do Brasil. Ao final das 3 etapas, são somados os pontos e ranqueados o campeão, vice-campeão e o terceiro colocado que recebem uma premiação da Federação Paulista. “Estou muito bem esse ano, apesar do vice-campeonato na 1ª Etapa, essa vitória me colocou em primeiro do ranking da minha categoria com 18 pontos. É um campeonato de alto nível e exige muito dos atletas, mas sei que tenho condições de ser campeão do Circuito de 2015 e fechar o ano como melhor lutador da minha categoria”, disse Thiago, com muita confiança.
O professor Thiago Miranda, ensina jiu-jitsu no Centro de Lutas Butantã (São Paulo), na Academia Bio Mania (Itapevi), e mantém o projeto social Futuro da Nação, num espaço de treinamento que leva o seu nome e está localizado no Jardim Rosemary, em Itapevi. O projeto conta com mais de 40 alunos entre 6 e 12 anos, que treinam todos os sábados. As aulas são gratuitas e os alunos precisam estar matriculados em escolas municipais ou estaduais e ter frequência regular.
“Nosso projeto só é possível por que temos o apoio de pais, outros alunos e amigos como o Júnior Castro, que ajudam no café da manhã das crianças, doam os kimonos e até dão palestras, o que acho maravilhoso, pois nosso objetivo é manter as crianças afastadas das ruas e das más companhias, ensinando através do jiu jitsu, princípios como respeito, humanidade e incentivo ao esporte”, disse o mestrão como é carinhosamente chamado. O espaço de treinamento fica na rua Serra Negra, 46, no Jardim Rosemary (Itapevi).