Quadrilha é presa após série de sequestros-relâmpagos nas cidades de Itapevi, Barueri e S. Parnaiba
Dois homens e um menor foram detidos nesta quarta-feira (14), após uma série de sequestros- relâmpagos. Edenilson Romero Junior, de 20 anos, e o adolescente W. V. N. de 17, foram reconhecidos em cerca de 12 boletins de ocorrência na Delegacia Central de Santana de Parnaíba e na Delegacia Central de Barueri, ambas situadas na Zona Oeste da Grande São Paulo. Já Niuêclisson Vieria dos Santos foi reconhecido, até o momento, em apenas uma ocorrência.
As abordagens aconteceram desde o final de setembro e o começo de outubro – o trio agia nas cidades de Barueri, Itapevi e Santana de Parnaíba. As vítimas eram abordadas enquanto dirigiam ou no momento em que os veículos estavam estacionados.
Idosos em cena/De acordo com o boletim de ocorrência, no dia 22 de setembro, um casal de idosos foi abordado em frente à um supermercado na cidade de Barueri – os criminosos estavam armados e anunciaram o assalto. As vítimas foram obrigadas a se direcionarem para o banco de trás do veículo, em seguida, os assaltantes seguiram para o bairro Ingaí, em Santana de Parnaíba, onde um veículo da marca Volkswagen, modelo Gol, de cor cinza, começou a seguí-los.
Logo depois, pararam em um posto de combustíveis, no km 50 da Rodovia Castello Branco, onde abasteceram o veículo que estavam seguindo-os e dirigiram-se ao km 53. No local, pegaram o cartão da vítima afirmando que iriam ao shopping fazer compras. Após rodar cerca de três horas com as vítimas, os criminosos abandonaram o casal na Avenida Valdemar Pontena, em Itapevi. Os suspeitos fugiram levando o veículo, notebook, ipad, dois celulares e documentos pessoais das vítimas.
Apenas para “esculachar”/Um casal de jovens entre 18 e 19 anos foi abordado em frente ao Ginásio José Corrêa, no centro de Barueri. Os dois haviam acabado de sair de um evento religioso quando os criminosos entraram no carro. Após acharem uma carteira do exército, os criminosos bateram no menino e fizeram a menina tirar a roupa – eles foram liberados em seguida em frente à um hospital da cidade. Em depoimento à polícia, os suspeitos afirmaram que pensaram que a vítima era da polícia e queriam apenas “esculachar.”
Som alto e fuga pela Castello/De acordo com a Polícia Civil de Santana de Parnaíba, no último domingo (10), um casal foi abordado no centro de Barueri. Os criminosos informaram que queriam realizar saque no caixa eletrônico e após passarem por um grupo, que estava ouvindo som alto, os assaltantes ficaram irritados e disseram para abaixar o volume – o grupo revidou dizendo que não e um dos criminosos disparou contra uma pessoa. Não há informações sobre o estado da vítima.
Em seguida, fugiram pela Rodovia Castello Branco, pararam no posto de gasolina Graal no km 29, tentaram abordar um outro veículo – eles tentaram fugir e os criminosos disparam contra o passageiro do outro carro e logo após, deixaram as vítimas em Itapevi.
Após investigações e acesso às câmeras de segurança dos estabelecimentos comerciais, a polícia identificou os criminosos e depois do pedido de prisão de Edenilson, os policiais o encontraram em uma rua de Itapevi, andando de moto com o adolescente, que confessou envolvimento no crime. Com o menor foram encontrados duas armas: calibre 38 e uma de brinquedo. Já com o Edenilson de 20 anos foram apreendidos duas motos e um carro roubado. Na delegacia, os criminosos confessaram os crimes.
Os assaltantes foram reconhecidos em cerca de 12 crimes. Edenilson foi preso por latrocínio, roubo e sequestro relâmpago e encaminhado à cadeia de Cotia. O menor foi apresentado ao juiz de Itapevi, onde foi liberado na presença dos responsáveis como vítima da sociedade. Já o terceiro que foi encontrado andando com uma moto roubada, onde foi reconhecido pela vítima, foi encaminhado à cadeia de Carapicuíba.
O caso foi registrado na Delegacia Central de Santana de Parnaíba.
Mais prisões/Após buscas na tarde desta sexta-feira (16), a chefia dos investigadores da Delegacia Central de Barueri informou que mais três suspeitos envolvidos em sequestros-relâmpagos foram detidos. Helton James Ribeiro da Souza, 20 anos, B. K. M. 16 anos e o terceiro que não teve o nome divulgado. Eles serão ouvidos e encaminhados para a cadeia.