Ações de bloqueio contra a Dengue continuam em Itapevi
A Prefeitura de Itapevi há meses vem intensificando e implementando o combate à dengue. A Secretaria da Saúde está realizando ações de bloqueio em diversas áreas da cidade. O trabalho de prevenção e combate de criadouros conta com equipe treinada e munida de nebulizadores costais que disparam inseticida nas residências. Esta ação de nebulização é realizada nos bairros com maior incidência de transmissão, onde há casos confirmados, seguindo sempre as orientações do Ministério da Saúde.
Os agentes de controle de endemias também realizam trabalho de conscientização, vistoria, instalação e troca das telas nas caixas d’água e entrega de material informativo. A intensificação destas medidas fortalece o trabalho continuo de combate à dengue, bairros como: Chácara Santa Cecília, Parque Suburbano, Jardim Vitápolis, Amador Bueno entre outros, já receberam estas ações.
Além destas ações a administração municipal implantou o uso da nebulização veicular, equipamento que possui estrutura projetada para executar disparos do inseticida com maior alcance. O mecanismo instalado em uma picape é programado por técnicos que receberam treinamento dos engenheiros da SUCEN.
Como reforço nessas ações de bloqueio, os agentes comunitários de saúde também estão capacitados para vistoriar as casas, orientar os cidadãos e acionar a equipe de Vigilância caso necessário. As demais Secretarias Municipais, também foram convocadas a auxiliar dentro de suas competências nas ações de combate à dengue, bem como toda sociedade civil em contribuir com sua parte. “Contudo, reuniões nas escolas e associações comunitárias já são realizadas frequentemente como método de educação permanente, uma vez que a incidência de criadouros ocorre em maior número nas casas”, comentou a secretária da Saúde, Maria Dalva Amim.
Para assistência à saúde e agilidade do atendimento ao paciente com suspeita de dengue, foi criado um espaço, com apoio multiprofissional, localizado à rua José Michelotti, 300 – Cidade Saúde, ao lado do Pronto Socorro Municipal, onde são realizados consultas, exames laboratoriais e medicação, das 8 às 17 horas. Na última quinzena, a unidade de suporte já atendeu mais de mil pacientes.