Prefeito de Itapevi (SP) termina mandato com 92% de aprovação
Alckmin coloca em prática sistema Detecta, tema de proposta de Igor Soares
Detecta ajuda a elucidar crimes, a prender sequestradores e fugitivos. Governador autoriza ligação de novas câmeras ao sistema.
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça (18) a interligação de mais 97 pontos ao sistema Detecta. A conexão começa a funcionar em novembro, contemplando todas as regiões da cidade. O cadastro de câmeras de videomonitoramento público e privado com gravação junto ao sistema de prevenção e investigação criminal do Estado de São Paulo – Detecta é tema do PL 1581/2015 de autoria do deputado estadual Igor Soares (PTN).
“Queremos com o PL tornar esta prática uma obrigatoriedade do Estado. Independente do governo, o sistema Detecta precisa ser mantido e ampliado para garantirmos mais segurança ao povo paulista”, destacou Igor.
O PL já foi aprovado pelas Comissões de Constituição Justiça e Redação e Segurança Pública e Assuntos Penitenciários. Atualmente, tramita na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.
Na capital, a interligação ao sistema está sendo feita de forma gradativa; no total serão integradas câmeras de 900 pontos. Para Alckmin, é importante destacar o bom trabalho da nova tecnologia, do Detecta. “Estamos todo dia avançando mais e incorporando câmeras do setor público, setor privado, de rodovias estaduais, federais e municipais”, comentou Alckmin.
A tecnologia de software inteligente e vídeo analítico já apresentou bons resultados. Não apenas fiscaliza veículos, mas também ajuda a elucidar crimes, a prender sequestradores e fugitivos.
Até 17 de outubro, as câmeras com leitores de placa da Prefeitura de São Paulo emitiram 12.023 alertas ao Copom. Os alertas permitiram que a PM agisse de forma mais rápida e precisa, levando à prisão em flagrante de 539 pessoas e à interceptação de 402 veículos. Além disso, 22 armas de fogo foram apreendidas.
O sistema Detecta
O Detecta é muito mais que um sistema de monitoramento inteligente. Trata-se do maior big data da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas (como RDO, Fotocrim, cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran, registro de veículos furtados, roubados e clonados).
As imagens de câmeras de segurança, portanto, são importantes componentes de um sistema. Atualmente, 559 câmeras de videomonitoramento estão ligadas ao sistema Detecta no Estado.
Desde o início, os alertas gerados pelo Detecta ajudaram as polícias a prender 2.419 pessoas, interceptar 1.631 veículos e apreender 134 armas de fogo.
Crédito foto: Alexandre Carvalho. Policiais Militares monitoram imagens de câmeras ligadas ao Sistema Detecta