Atleta Thiago Miranda de Itapevi vence campeonato sul americano de jiu-jitsu
O professor faixa preta de jiu-jitsu e coordenador do Projeto Social Futuro da Nação já havia conquistado o Circuito e o Campeonato Paulista deste ano
Elioenai Piovezan e Fagner Schultz
O professor faixa preta, Thiago Miranda, foi o grande vencedor do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2015, na categoria máster peso médio. “Essa vitória é a coroação de um trabalho que temos desenvolvido desde o início do ano”, afirmou o campeão. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), aconteceu nos dias 28 e 29 de novembro, no Ginásio Poliesportivo José Barreto, em Barueri.
Foram 3 lutas para sagrar-se campeão, finalizando o primeiro oponente com o golpe conhecido como Americana, que consiste em fazer uma alavanca no braço do oponente, exercendo pressão nos ligamentos do ombro e no osso do braço, podendo causar até uma fratura, como a do lutador Rodrigo Minotauro, que teve o braço quebrado por Frank Mir no UFC 140.
Thiago Miranda venceu o segundo por 6 pontos a zero e o terceiro (e o mais difícil), com uma vantagem e pontuação de virada e no último minuto da luta. “Estava perdendo até metade da luta quando consegui fazer uma raspagem (ficar por cima do oponente) e administrar a luta até o final”, explicou Miranda.
Idealizador do projeto Futuro da Nação, que oferece curso gratuito de jiu-jitsu a crianças de Itapevi, Miranda confessou ter se superado no Circuito Paulista 2015, em que venceu as 2ª e 3ª etapas (medalhas de ouro) e faturou o 2º lugar na 1ª etapa. A disposição e preparo eram tão grandes, que, entre as vitórias do Campeonato Paulista e do Sul Americano, ele ainda participou da seletiva para o Panamericano da Califórnia, nos Estados Unidos em 2016, chegando apenas até as semi finais.
Além de Miranda, outro resultado importante para o jiu-jitsu de Itapevi foi o terceiro lugar no Sul Americano, conquistado por Tiago Ferreira (o Botão), faixa roxa, categoria adulto, peso até 100kg, aluno da equipe de Thiago Miranda.
O melhor do Circuito Paulista
No dia 7 de novembro, Thiago sagrou-se campeão estadual de Jiu-Jitsu, obtendo o melhor resultado nas três etapas do Circuito que é organizado pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu (FPJJ). Além de manter o projeto social em sua cidade, Miranda é professor da Ryan Gracie Team, no Butantã, e da Academia BioMania, em Itapevi.
O Circuito Paulista de Jiu Jitsu ocorre em três etapas, para ranquear os melhores lutadores do Brasil. Ao final, são somados os pontos e ranqueados o campeão, vice-campeão e o terceiro colocado, que recebem uma premiação da Federação Paulista. “Esse resultado só veio confirmar a confiança que tenho em nosso trabalho. O jiu-jitsu, embora seja um esporte individual, não se realiza sem a colaboração de parceiros de treino. Então, o trabalho de equipe, o incentivo dos alunos e dos amigos, tudo isso foi muito importante para nossa vitória”, disse Thiago, orgulhoso com o resultado.
Projeto social
O projeto social Futuro da Nação acontece num espaço de treinamento que leva o nome de Thiago Miranda e está localizado no Jardim Rosemary, em ItapItapevievi. O projeto conta com mais de 40 alunos entre 6 e 12 anos, que treinam todos os sábados. As aulas são gratuitas e os alunos precisam estar matriculados em escolas municipais ou estaduais e ter frequência regular.
“Nosso projeto só é possível por que temos o apoio de pais, outros alunos e amigos como o Júnior Castro, que ajudam no café da manhã das crianças, doam os quimonos e até dão palestras, o que acho maravilhoso, pois nosso objetivo é manter as crianças afastadas das ruas e das más companhias, ensinando, por meio do jiu-jitsu, princípios como respeito, humanidade e incentivo ao esporte”, disse o “mestrão” como é carinhosamente chamado por seus alunos. O espaço de treinamento fica na rua Serra Negra, 46, no Jardim Rosemary (Itapevi).