Prefeito de Itapevi (SP) termina mandato com 92% de aprovação
Atletas americanos podem “boicotar” as olimpíadas Rio 2016!
Dia 2 de Outubro de 2009 o Brasil ganhou a eleição que escolheu a cidade sede das olimpíadas de 2016, dois anos antes havia sido escolhido também para sediar a Copa do Mundo de 2014, naquela época o país vivia uma euforia “nunca vista na história do país” com uma economia forte e uma expectativa super positiva no cenário internacional, o Brasil era considerado a “bola da vez” e os investimentos internacionais por aqui se multiplicavam, tudo perfeito para que fizéssemos a maior Copa e Olimpíadas da história certo? Só que não né gente, isso aqui é Brasil e nós sabemos como tudo funciona.
Existem fortes indícios que o Brasil “comprou” a eleição para sediar a Copa e o resultado foi o maior vexame da história da seleção brasileira o famoso 7 X 1 sofrido pela Alemanha na semi-final, menos mal que o fiasco foi só dentro de campo e as péssimas expectativas sobre trânsito, aeroportos, estrutura e segurança não se concretizaram e a famosa hospitalidade brasileira deixou os turistas ” menos os argentinos por questões óbvias” muito felizes e encantados com uma copa cheia de goleadas e jogos sensacionais.
O problema agora com as olimpíadas é outro e bem mais sério, o famoso e agora escancarado para o mundo inteiro descaso de nosso país com questões de saúde pública pode fazer com que os jogos olímpicos de 2016 sejam o pior da história com o “boicote” da delegação americana.
Hoje a agência Reuters publicou que o Comitê Olímpico dos Estados Unidos disse as federações esportivas de seu país que atletas e funcionários temerosos do “Zika vírus” deveriam cogitar não ir à Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016 em agosto.
As federações foram informadas que ninguém deve ir ao Brasil “se não estiver disposto a isso. Ponto final”, declarou Donald Anthony, presidente e líder do conselho da equipe norte-americana de esgrima.
O informe do comitê norte-americano às entidades esportivas é o sinal mais recente de que as autoridades olímpicas estão levando a sério a ameaça que o “Zika” representa para os Jogos do Rio e reconhecendo que pelo menos uma parte dos atletas e das equipes de apoio pode hesitar em comparecer ao evento.
Os EUA conquistaram a maioria das medalhas nas Olimpíadas de Londres de 2012, por isso qualquer desfalque em suas equipes faria diferença nos Jogos do Rio.
Autoridades de saúde internacionais suspeitam que o Zika vírus, que é transmitido por mosquito, tenha causado um aumento nos casos de microcefalia –uma má-formação craniana– no Brasil. Como resultado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o “Zika” uma emergência de saúde pública mundial no dia 1º de fevereiro, e o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) está aconselhando gestantes e mulheres que pretendem engravidar a evitar viagens a locais com surtos de “Zika”.
Seria talvez um “castigo” ao país que sempre jogou para debaixo do tapete seus problemas e aprendeu a “maquiar” os defeitos apresentando sempre números irreais de todos os problemas iminentes de um povo que aprende desde cedo dar um “jeitinho” pra tudo?
E pode ser pior em último caso o Comité Olímpico Internacional pode transferir os jogos para Londres que já foi consultada sobre a possibilidade.
André Luiz Vasconcelos
Fontes: Reuters, G1, R7
Fotos: Google