Campanha de Busca Ativa de Tuberculose prossegue
A campanha prossegue desde o dia 05 de março em Itapevi. Um simples exame de escarro pode salvar vidas e pode ser colhido em qualquer unidade de saúde da cidade.
Desde o dia 05 de março, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, realiza mais uma campanha de Busca Ativa de Tuberculose, doença que, mata milhares de pessoas anualmente no mundo. Moradores que apresentem tosse há mais de duas semanas devem colher o exame de escarro, gratuitamente, em qualquer uma das unidades de saúde municipais. A ação prosseguirá oficialmente até a próxima sexta-feira (16). No entanto, o exame poderá ser colhido para diagnóstico ao longo do ano.
Por determinação da prefeita Dra. Ruth Banholzer e do vice-prefeito Jaci Tadeu, a Secretaria de Higiene e Saúde tem intensificado as ações de prevenção e tratamento da Tuberculose. De acordo com informações divulgadas pela pasta, o número de atendimentos à população aumentou 70% e é oferecido gratuitamente a quem necessita.
“O tratamento possui duração de seis meses e é muito importante que ele seja seguido até o fim, pois somente desta forma é possível curar a doença”, ressalta a prefeita e médica Dra. Ruth Banholzer, que explica que o principal sintoma da doença é a tosse com catarro por mais de duas semanas.
Falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa, principalmente à tarde, também são sintomas de Tuberculose. “Se existe a suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Para fazer o exame, não é necessário marcar consulta, bastando falar com a equipe de enfermagem”, afirma Dra. Ruth.
Tuberculose
Doença contagiosa causada pelo bacilo de Koch, que ataca principalmente o pulmão, a Tuberculose é transmitida pelo ar, seja pela fala, tosse ou espirro. Para preveni-la, é necessário vacinar a criança recém-nascida com a BCG, que estimula a resistência natural do corpo contra uma infecção do bacilo virulento.