Du Catira e os Mensageiros dos Santos Reis
No dia 17 de dezembro de 2016, acompanhei um pouco do giro da companhia Os Mensageiros dos Santos Reis, de Guarulhos. A princípio, a ideia era conhecer essa companhia e seguir a bandeira em sua cidade mesmo. Tinha a intenção principal de filmar o mestre embaixador Oliveira, como complemento às filmagens que já tinha realizado dele para o meu documentário Viola Perpétua. Faltava algumas cenas do Oliveira em outros contextos e achei que nada melhor que filmá-lo em sua Folia de Reis. Isso aconteceu nesse dia e acho que consegui um bom resultado pela estrutura que tinha e por ter me planejado quase nada pra isso. A equipe era somente eu e a Carolina Scatolino, minha companheira.
Como Os Mensageiros dos Santos Reis é uma folia muito importante, que tem uma história muito interessante, sempre tive vontade de pesquisar mais e ir a campo com este grupo. Foi o que fiz. Não sabia, no entanto, que justo no dia que escolhi para ir, a companhia não ia andar por Guarulhos, mas sim por Itapevi, outra cidade da região metropolitana de São Paulo. Recebi a informação de que a bandeira iria se reunir da casa do Du Catira, um dos palhaços, e seguir para o giro.
Esse pequeno imprevisto foi a melhor coisa que aconteceu naquele sábado. Seguimos para Itapevi e tivemos a oportunidade de realizar uma diária muito legal e de conhecer o Du, sua família, sua casa e sua relação profunda com a cultura caipira e a fé nos Três Reis Santos. Como já desconfiava, ele é uma pessoa muito especial, que certamente renderá ainda mais alguns dias de filmagem.
Um pouco da companhia, do Du Catira e do Oliveira, está no vídeo que compartilho agora.
Viva Santo Reis!
Fonte: violanatela