Itapevi intensifica ações de prevenção ao mosquito da Dengue
A Prefeitura de Itapevi intensificou as ações de prevenção ao mosquito da Dengue. Trabalhos de orientação contra proliferação do Aedes Aegypti são diários.
As ações de prevenção ao Aedes Aegypti – o mosquito transmissor da Dengue – estão por toda a cidade. Visitas são realizadas pelos profissionais da Secretaria de Saúde diariamente em diversos bairros para conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas preventivas.
Os agentes de saúde desenvolvem trabalhos de orientação, telagem de caixas d’água, bloqueio de criadouros quando necessário e também nebulização nas áreas muito infestadas. A secretaria destaca que a nebulização só mata o mosquito adulto, não tendo efeitos para ovos e larvas.
Além de alertar sobre as precauções que devem ser tomadas, os agentes aconselham os moradores a buscar orientação médica – nas unidades de saúde do município – em caso de suspeita de Dengue e, alertam para os sintomas (febre aguda com duração maior do que sete dias, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, prostração, dores musculares e nas juntas e manchas avermelhadas no corpo).
Entre os cuidados que devem ser tomados pelos munícipes, além da limpeza de quintais e terrenos baldios sem objetos que possam acumular água, está a atenção com pratos sob os vasos, que devem ficar cheios de areia para evitar que o mosquito deposite ovos no local.
A Prefeitura de Itapevi lembra que desde 2002 existe o Centro de Controle e Combate à Dengue, departamento que atua o ano inteiro de forma a orientar os munícipes sobre maneiras de prevenir a criação e proliferação do aedes Aegypti.
Jornalista responsável:
Mariana Chaluppe
Telefone: (11) 4143-7600
Ramal: 7622