Dr. Roberto Barbosa fala de seu livro, O Juiz e a Ética
Esta obra, o autor, o advogado Dr. Roberto Barbosa Rodrigues observa o operador do direito com obrigação decisória, o Magistrado, em sua função de distribuir Justiça.
Nesse compasso devemos refletir sobre seu equilíbrio e sensibilidade aliado ao conhecimento jurídico. É justamente neste momento que entra em cena a Ética. A ciência que estuda o comportamento humano em face de terceiros, no caso, a sociedade.
Platão, em Fedon, define seu mestre Sócrates como o mais sábio e o mais justo dos homens. Entretanto temos que reconhecer que nem sempre o que é justo é legal assim como nem sempre o legal é moral, assim temos que observar o fato de forma globalizada e envolvente, com a observância do equilíbrio e sensibilidade, como dito linhas atrás, assim como da total isenção.
Aristóteles, outro seguidor de Sócrates, é o criador da disciplina filosófica da Ética. Em sua Ética Aristóteles preocupa-se, acima de tudo, com o bem humano.
Com a morte de Sócrates, seus dois alunos mais brilhantes fundaram suas próprias escolas. A de Aristóteles denominou-se Liceu e a Platão Academia.
Tanto a Academia de Platão como o Liceu de Aristóteles estavam organizadas como comunidades complexas e diversificadas e não como um simples grupo composto pelo professor e pelos alunos. Inobstante serem as escolas constituídas por membros da comunidade os alunos da Academia estivam mais preocupados com a aprendizagem e os alunos do Liceu estavam mais preocupados com o ensino e a pesquisa.
Aristóteles recomendava aos seus alunos para saírem e procurarem informação acerca, por exemplo, de caçadores e pescadores que tivessem alguma experiência no mundo natural. Aconselhava-os também à classificação de todo o material recolhido. Todos estes projetos exigiam um tipo de relacionamento entre os membros do Liceu bastante diferente do comportamento exigido pelas discussões dialéticas levadas a cabo na Academia de Platão.
Embora ambos pensadores terem bebido na mesma fonte, Aristóteles buscou conceituação mais feliz, pois definiu o homem bom e justo como virtuoso.
Assim podemos dizer que Ética é virtude. É o que se espera do Magistrado. VIRTUDE.
Obra: O JUIZ E A ÉTICA – Editora Iglu
Autor: Dr. Roberto Barbosa Rodrigues.