Escola do Futuro da Cohab atinge 75% das obras concluídas
Unidade será a quinta dentro de um conceito inovador de ensino de tempo integral
As obras da quinta Escola do Futuro de Itapevi em construção na Cohab (Estrada Lucinda de Jesus Silva, esquina com a Rua Amanduá – Setor A) alcançaram 75% de execução, de acordo com o último balanço realizado neste mês. A nova unidade que já entra num modelo moderno para mudar o paradigma da educação no município deverá ser entregue ainda no primeiro semestre de 2024. O investimento chega a mais de R$ 38 milhões.
A exemplo das demais que se encaixam nesse revolucionário conceito, a unidade atenderá outros mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental dos bairros próximos, com ensino de período integral. Dessa forma, terá formato igual aos das outras três escolas já em funcionamento – Parque Suburbano, Jardim Santa Rita e na Vila Dr. Cardoso. Além da Cohab, outra unidade é construída em Amador Bueno.
Dentro desse formato, a Escola do Futuro da Cohab contará com piscina semiolímpica de 25 metros aquecida e coberta, laboratório e brinquedoteca. No total, serão 28 salas de aulas, além de ateliê criativo e outros espaços para atividades pedagógicas e lúdicas. O local terá quadra poliesportiva, auditório e parque externo com playground.
A grande novidade está no conceito de sustentabilidade implantado na edificação que irá abrigar a unidade. O prédio será alimentado por um sistema de energia solar próprio, com placas fotovoltaicas. Uma cisterna ficará responsável pela captação de águas pluviais (das chuvas) para serem reaproveitadas no local. A ideia é se tornar um modelo ecologicamente correto.
Grade curricular
O formato inovador estabelecido garante 32 aulas semanais aos estudantes. Deste total, 23 são obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, com Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo, além da utilização da plataforma Google For Education e de Chromebooks em diversas disciplinas. Cada uma delas terá a duração de 50 minutos.
Os matriculados terão no local café da manhã, colação (distribuição de uma fruta), almoço e café da tarde. Os alunos terão aulas extras de natação.
Panorama das escolas
Além das três em funcionamento, as obras prosseguem na Escola do Futuro de Amador Bueno e atingiram 92% de conclusão, até o fim de novembro. Itapevi tem outras unidades adaptadas e transformadas para tempo integral: Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.
Também está em licitação a construção de uma Escola do Futuro no Vale do Sol/Jardim Julieta e outra no Jardim Cruzeiro. O município também já planeja uma unidade no Jardim Bela Vista.
A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em tempo integral.
Foto:Divulgação/PMI