GCM entrega certificados para alunos do Adestra Cão
Estudantes aprenderam a adestrar animais; projeto será expandido para demais escolas da rede municipal
A Prefeitura entregou, nesta quarta-feira (3), certificados para sete estudantes do Cemeb Antonio Carlos Gomes, no Jardim São Luiz. Eles concluíram o curso Adestra Cão, que ensina noções básicas de adestramento de cães a alunos da rede municipal e seus familiares.
O evento, que foi realizado na própria unidade escolar, teve também apresentação de cães do Canil da Guarda e distribuição de algodão doce.
“Antes ele arrastava a gente e agora nós levamos ele para passear”, brincou a estudante Laura Figueiredo, ao falar de seu cãozinho Max. “Agora ele está cada dia mais bonzinho”, completou.
A iniciativa deve ser expandida para todas as escolas municipais ao longo do ano. As próximas unidades estão sendo definidas pelos coordenadores do projeto.
“As famílias se envolveram e daremos sequência em outras escolas sempre pensando no bem-estar animal e da nossa população”, disse o comandante da GCM, Humberto Araújo.
Iniciado em 28 de maio, o Adestra Cão é realizado pela Guarda Civil Municipal em parceria com a Secretaria de Educação.
Sobre o projeto
Com uma hora de duração, as aulas do Adestra Cão são ministradas no contraturno, duas vezes por semana, às terças e quartas-feiras, em dois horários, às 9h e às 14h, totalizando uma carga de horária de 10 horas.
O objetivo é estimular crianças e seus familiares a educarem os cães dentro de seus lares, bem como promover maior integração entre o setor público e a sociedade.
Os estudantes recebem instruções sobre comandos elementares ensinados aos cães, além de aprenderem sobre saúde e bem-estar animal e formas de denunciar casos de maus-tratos e abandono. É um adestramento básico de obediência.
O treinamento é dado usando técnicas de reforço positivo, no qual o adestrador premia – com petiscos, brinquedos ou carinho – o animal que obedece ao comando.
“Os pais também geralmente participam do projeto, acompanhando seus filhos e dando o apoio necessário ao projeto. Eles devem levar os cães que têm em casa até o local onde é realizada a instrução”, afirma Araújo.
Por medida de segurança, é permitida a entrada de cães nas escolas apenas com guia e colar de proteção. Já os animais de raças consideradas agressivas, como pitbull, rotweiller, e buldogue, devem estar com focinheira.
A certeira de vacinação do cão também deverá estar em dia e ser apresentada no momento das aulas.
Fotos: Célio Júnior PMI
Legenda: Animais recebem orientações e crianças aprendem como controlá-los melhor