Prefeito de Itapevi (SP) termina mandato com 92% de aprovação
IBGE e FIRJAN apontam o crescimento de Itapevi
Em crescente produtividade, Itapevi tem o terceiro maior comercio da região segundo IBGE e FIRJAN
Segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o comércio apresentou crescimento de valor adicionado (medida similar ao PIB do setor) de 10,7% acima do aumento médio anual do número de pessoas relacionadas a esse segmento, direta e indiretamente (6,5% ), entre 2007 e 2011, em várias cidades da região.
Essas informações mostram o ganho de produtividade do setor de 3,9% graças ao fato de produzir num ritmo mais acelerado do que a expansão dos produtos de trabalho.
A economia brasileira como um todo no mesmo período viu o PIB crescer 7,5% em 2011 e aumentou 2,7% em 2012. Na mesma linha, o FIRJAN (Federação de Indústrias do Rio de Janeiro), outro órgão que aponta a evolução das cidades, baseado no crescimento do comércio e indústrias. Segundo esse órgão, que faz comparações de dois em dois anos para avaliar o desenvolvimento das cidades, Itapevi figura na 77ª, entre os 645 municípios paulistas. Já entre as mais de cinco mil cidades brasileiras, Itapevi ocupa o posto de número 360.
Estudos da FIRJAN culminaram na divulgação do IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal), que colocou o município entre as cidades brasileiras com alto nível de desenvolvimento nos últimos anos. O resultado, com base no ano de 2009, destacou que Itapevi, com o índice 0,8365, ocupa a posição de número 105 entre todas as cidades brasileiras; no Estado de São Paulo, Itapevi é a 71ª colocada, estando também entre as melhores da Região Oeste.
“Segundo a atual gestão, o ponto de partida foi o estímulo à ocupação industrial e comercial, concedendo incentivos tributários e ampliando a infraestrutura urbana nos polos industriais”, ressalta. Estas ações contribuíram para o crescimento de 220% do orçamento municipal em seis anos, passando de R$ 135 milhões em 2005, para mais de R$ 550 milhões em 2012. Os recursos vêm sendo investidos em educação, saúde e geração de empregos. Esses três setores, inclusive, já foram tema de pesquisa do mesmo órgão, que também apontou Itapevi entre os melhores da Região Oeste, em questão de desenvolvimento.
Reportagem da TV Record comprovou esse crescimento.C omprovando que atualmente o comércio de Itapevi é considerado o terceiro maior da região, esta informação já foi destacada até mesmo em uma reportagem apresentada pela TV Record. A jornalista chegou a comentar que a cidade cresceu, se desenvolveu, e tem o terceiro maior comércio da Grande São Paulo.
Nos últimos anos, centenas de empresas se instalaram no município.
Essa valorização do centro comercial do município de Itapevi é um reflexo do diversificado parque industrial. É grande a oferta de emprego, com boa renda, seus moradores acabam aquecendo o setor comercial. A soma da industrialização e forte comércio incentivam o desenvolvimento econômico do município, outro ponto que também mereceu destaque na reportagem da Rede Record.
A cidade conta com grandes redes no comércio, três lojas da Marabraz, Casas Bahia, Ponto Frio, Lojas Cem, Magazine Luiza, Lojão do Brás, Caedu, Demanos, Lojas Marisa, Hipermercado Lopes, Dia %, além de quatro lojas do San Supermercados, dois shopping Centers, duas galerias comerciais, destacando ainda uma enorme opção e variedade nas lojas dos segmentos de vestuário, acessórios e sapatos.
“Antigamente, eu saía cedinho para o Brás ou Osasco para fazer compras para o uso da família inteira, pensando em economizar. Agora eu não preciso mais ir longe, aqui em Itapevi encontro do mais básico até o chique, tenho parentes das cidades vizinhas que vem comprar aqui”, declarou Antonia M. Castilho.
Com forte representatividade para a indústria, Itapevi conta com grandes empresas instaladas dentro do município, tais como: Henkel, Jaraguá, Cacau Show, Casa Suíça, Loctite Brasil, Malory, Eurofarma, Bras Alpla, Wyeth, B2W, Blanver, Bomi Brasil e New Italian; lojistica de grupos, como Lojas Americanas, Wal-Mart e Carrefour, entre outras. Em vários pontos da cidade, podemos observar a chegada de novas empresas que estão se instalando, ainda em fase de construção, o crescimento de desenvolvimento do pólo industrial e percebido assim que entramos na cidade, assim como a área imobiliária que também está em alta, com novas construções de prédios residenciais.