Igor Soares entrega UTI Móvel ao SAMU de Itapevi
Ambulância terá a mesma estrutura de uma Unidade de Tratamento Intensivo de hospital e poderá atender cerca de 1 milhão de pessoas na região Oeste
O prefeito Igor Soares entregou no sábado (11) uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Itapevi para a população, que funcionará como UTI Móvel (Unidade de Tratamento Intensivo). O veículo foi recebido via Ministério da Saúde. A Prefeitura é responsável pela segurança do patrimônio, manutenção, equipamento da ambulância e disponibilização de equipe técnica (motorista/socorrista, médico e enfermeiro).
Vale lembrar que, em fevereiro deste ano, Itapevi já havia ganhado a primeira ambulância de UTI Móvel, quatro novas ambulâncias para remoção de pacientes e oito novas vans que estão sendo utilizadas para o transporte de pacientes, sendo seis delas com 16 lugares cada para a realização de hemodiálise e duas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. Com essa entrega, são 14 novos automóveis que reforçarão a área da Saúde do município.
Durante o evento, que contou com a participação de secretários municipais, vereadores e autoridades públicas, o prefeito Igor Soares destacou a importância da entrega da ambulância no sentido de oferecer mais qualidade à população. “É mais um equipamento totalmente equipado para tratar a população com dignidade”, resumiu.
Para Juliana Cavalcanti Petrin, coordenadora do SAMU Itapevi, a ambulância é um modelo de USA (Unidade de Suporte Avançado). “Ela atenderá seis cidades da região Oeste que fazem parte do consórcio Cioeste. A ambulância poderá atender quase 1 milhão de pessoas nesta localidade. O equipamento tem desde respirador até monitor cardíaco. Será utilizado em casos graves que precisam de uma intervenção médica de nível de UTI”, explicou.
Novos Prontos Socorros em Amador Bueno e na Vila Dr. Cardoso
Durante a entrega, Igor ainda disse que pretende construir dois novos Prontos-Socorros na cidade, um em Amador Bueno e outro na Vila Dr. Cardoso. E, após as construções, a administração pretende reformar as unidades antigas nestes bairros alterando a forma de funcionamento como unidades de saúde avançadas com a possibilidade de atendimento de segunda a sexta-feira, até às 22h.
Foto: Felipe Barros – Ex Libris/PMI
Legenda: Prefeitura ganha nova ambulância que funcionará como UTI Móvel