Igor Soares e Rodrigo Garcia inauguram Resolve Fácil em Itapevi
Com emissão de documentos na hora e diversos serviços reunidos num só lugar, equipamento vai diminuir burocracia e agilizar a vida de todos os itapevienses
A Prefeitura de Itapevi inaugurou, nesta quarta-feira (15), o Resolve Fácil, um equipamento público criado pela administração municipal para diminuir a burocracia e agilizar a vida de todos os itapevienses.
Instalado em uma área de 1.500 m² na Rua José Michelotti, 347, na Cidade Saúde, o espaço permite que o cidadão emita na hora documentos como RG, CNH e Carteira de Trabalho. Além disso, a população pode utilizar serviços da Prefeitura, Receita Municipal, Procon, Sabesp e Detran, dentre outros – tudo num só lugar.
“O Resolve Fácil é assim: chegou, resolveu”, disse o prefeito Igor Soares, durante a cerimônia de inauguração. “O povo de Itapevi não vai mais precisar ir para Osasco ou Barueri para resolver questões burocráticas de documentação”, afirmou.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – exceto para o guichê da Sabesp, que atenderá das 8h às 16h. Na prática, o Resolve Fácil segue os mesmos moldes do Poupatempo, projeto implantado pelo governo estadual e que conta com a aprovação de 97% dos usuários.
“O fato da gente ter essa opção aqui é maravilhoso”, elogiou a auxiliar administrativa Eliana Ribas, moradora da Cohab. “Você economiza tempo, dinheiro. São várias situações em que a gente acaba ganhando”, disse.
A expectativa é atender em média 1,2 mil cidadãos todos os dias, incluindo pessoas com deficiência – o prédio do Resolve Fácil segue as normas de acessibilidade, tendo recebido rampas, elevador e banheiros adaptados às necessidades dessa população.
“O Resolve Fácil é um serviço moderno, ágil e prático que resolve a vida das pessoas”, afirmou Rodrigo Garcia, governador em exercício do Estado de São Paulo, também presente à inauguração. “Ele vence a burocracia, fazendo com que as coisas aconteçam em benefício da sociedade”, disse.
Triagem
Ao chegar, o cidadão passará por uma triagem que irá encaminhá-lo para atendimento depois de conferir se a documentação está em ordem.
A lista de documentos solicitados para todos os serviços disponíveis pode ser consultada na própria unidade. Para tirar dúvidas, o telefone da unidade é o (11) 4143-9200.
Serviços disponíveis
O Resolve Fácil disponibiliza uma série de serviços para o cidadão e empresas, além da emissão de documentos e de guichês para a realização de denúncias e reclamações. Confira abaixo quais são os serviços disponíveis.
EMISSÃO DE DOCUMENTOS | CIDADÃO | EMPRESAS | DENÚNCIAS, RECLAMAÇÕES E SOLICITAÇÕES |
Registro Geral (RG) – Carteira de Identidade (original e 2ª via) | INSS (Seguro Desemprego) | Alteração de Dados Cadastrais, Baixa de Inscrição e Emissão de DAS | Procon |
Atestado de Antecedentes Criminais | Sabesp (2ª via, religação, alterações cadastrais, vistoria, parcelamento e hidrômetro) | Alteração Cadastral | Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais |
Carteira de Trabalho (original e 2ª via) | Posto de Atendimento ao Trabalhador (busca de vagas de trabalho) | Abertura, Alteração e Cancelamento de Inscrição Municipal | Vigilância Sanitária |
CNH (renovação e 2ª Via) | Jovem Cidadão (vagas de trabalho) | Emissão de Licença de Funcionamento | Meio Ambiente |
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) | IPTU (isenção e 2ª via) | Abertura de MEI | Ouvidoria Municipal |
Credencial para estacionamento em vaga especial | Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) | Orientação para Declaração Anual de MEI | |
Realização de Prova Teórica do Detran | Impressão do CNPJ | ||
Orientação para emissão do cadastro de contribuintes imobiliários (CCM) e inscrição estadual | Vigilância Sanitária | ||
Atualização de boletos de ossário, número oficial de residência, Alvarás e Taxa de Protocolo | |||
Parcelamento de Débitos Imobiliários | |||
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (certidões e processos) | |||
Foto: Pedro Godoy / Ex-Libris PMI
Legenda: Serviços propiciam mais agilidade e dignidade na prestação dos serviços públicos