Prefeito de Itapevi (SP) termina mandato com 92% de aprovação
Itapevi ganha Prêmio InovaCidade 2024 por incentivar práticas digitais
Premiação é considerada uma das mais importantes no estímulo a projetos voltados para cidades inteligentes e foi concedida para o projeto Itapevi Digital
A Prefeitura de Itapevi recebeu nessa terça-feira (14), o Prêmio InovaCidade 2024, concedido pelo Instituto Smart City Business America para governos e organizações sociais incentivadoras de práticas inovadoras dentro do conceito de cidades inteligentes. A entrega aconteceu durante a abertura da 11ª edição do Smart City Business Brazil Congress (SCB-BR), no Pro Magno Centro de Eventos, na capital paulista.
O prêmio foi concedido ao município por conta da implantação do projeto Itapevi Digital, programa criado pela Prefeitura focado na substituição dos métodos tradicionais de tramitação de documentos por uma abordagem eletrônica, sem uso do papel.
Para o vice-prefeito Marcos Godoy, o Teco, que recebeu o prêmio, esse é o “resultado de um trabalho sério realizado por meio de ações que dão mais agilidade aos processos administrativos e que facilitam a vida do cidadão, de maneira sustentável”.
Além de Itapevi, prefeituras de capitais, como Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e São Paulo também foram premiadas, assim como cidades da Colômbia e Panamá.
Sobre o Itapevi Digital
Além do incentivo ao processo eletrônico, o Itapevi Digital conta com mais de 200 serviços online à população. Com início da implantação em março de 2022, o projeto funcionou durante um ano em modo experimental. Nesse período, já gerou resultados significativos.
O programa tornou o atendimento ao público mais ágil, prático e gerou menos despesas para o município com o objetivo de acabar com os processos impressos e transformá-los todos em digitais. Desde a fase de ajustes, a Prefeitura economizou seis toneladas de papel e 13 milhões litros de água.
Além disso, foram preservadas 132 árvores que seriam usadas na produção de papel. A administração também poupou 32 mil horas de trabalho dos servidores até então aplicadas nos serviços de protocolo, montagem e transporte dos processos físicos.
Detalhes da implantação
O Itapevi Digital faz parte do sistema Solar BPM, software implantado em Itapevi pela empresa Softplan e já é operado junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) e nas prefeituras de São Bernardo do Campo, Barueri e Florianópolis (SC). O cidadão agora tem também mais transparência em todos os processos em geral tocados pela administração municipal. Em muitos deles, a pessoa não precisa mais se deslocar até os departamentos e secretarias, o que gera maior economia de tempo e custos. Para isso, basta acessar o portal www.itapevidigital.com.br.