Itapevi inaugura Escola do Futuro com modelo educacional inédito na região
Visualizado:
3.145
Modelo pioneiro vai atender 1.000 alunos, do 1º ao 5º ano, com educação de tempo integral e parceiras com o Google For Education e ICE
A Prefeitura de Itapevi inaugura, no sábado (24), às 9h, a Escola do Futuro – Educação de Tempo Integral Tarsila do Amaral, que contará com modelo educacional inédito na região. Localizada na Av. Rubens Caramez, 1.000, esta é a primeira de outras três unidades já em construção ou projeto.
A Escola do Futuro está conectada com as novas demandas da sociedade, com sistema pedagógico orientado pelo ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, onde o protagonismo do aluno é incentivado desde o momento em que ele entra na escola.
“Essa é uma das primeiras medidas para tornar a educação de Itapevi referência nacional, como prevê o programa Educa Itapevi. Meta é que em até 20 anos todas as crianças do Ensino Fundamental Ciclo I estejam estudando em tempo integral”, explicou o prefeito Igor Soares.
A Escola do Futuro “Tarsila Amaral” terá educação de tempo integral, não como o tradicional contraturno, das 7h às 16h. Os mil alunos, do 1º ao 5º ano do Ciclo I, terão 32 aulas semanais de 50 minutos cada, sendo as 23 obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, que serão as aulas de Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo.
Estes alunos terão quatro refeições diárias (Café da manhã, Colação -distribuição de uma fruta-, Almoço e Café da Tarde,), além de aulas extras de natação e dança.A estrutura
O prédio que sediará a Escola do Futuro tem 6.500 metros quadrados, distribuídos em dois andares, com 28 salas de aulas, mais biblioteca, brinquedoteca, ateliê criativo, e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva, piscina aquecida, auditório para 230 pessoas e parque externo. O local conta com acessibilidade por rampa e elevadores, piso táteis e barras laterais.
Os estudantes do Cemeb Tarsila do Amaral, cujo prédio abrigará, em breve, a Fatec (Faculdade de Tecnologia), serão transferidos para a nova escola entre 27 e 29 de agosto. O início das aulas vai acontecer em 2 de setembro e todos utilizarão chromebooks e plataforma Google For Education para atividades extras.
No total serão 48 professores, selecionados por meio de um processo seletivo e que passaram por 40 horas de qualificação profissional, com técnicos do ICE.
“Estou muito orgulhoso das sementes que estamos plantando; mais que um prédio com salas e piscina, estamos priorizando a educação focada na melhoria real da qualidade de vida das nossas crianças e jovens”, disse o prefeito Igor Soares.Novas Unidades da Escola do Futuro
Também está em fase final, na Vila Santa Rita, a construção da segunda Escola do Futuro, que será inaugurada no começo do próximo ano e atenderá mil alunos. Além delas, está em fase de projeto mais duas unidades, sendo uma em Amador Bueno e outra na Vila Dr. Cardoso, contemplando o atendimento para mais dois mil alunos. As obras serão iniciadas em 2020.
Novas diretrizes
A Escola do Futuro inaugura um novo conceito educacional que visa melhorar a qualidade da educação básica em toda a rede municipal de ensino.
Esqueça aquelas filas e as carteiras e cadeiras uma atrás da outra, o modelo batizado de Escola da Escolha traz a proposta de revitalizar e dar um novo significado aos espaços escolares.
Dessa forma, traz a possibilidade da realização de atividades pedagógicas, com foco no estímulo à criatividade e ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas de cada estudante.
Mais do que isso, a nova filosofia fará com que os alunos reflitam sobre seus sonhos, suas ambições e aquilo que desejam para as suas vidas, que pessoas pretendem ser e quais valores devem seguir.
Após o período de implantação nas duas escolas de tempo integral, essas diretrizes serão disseminadas para as demais unidades escolares do município.Instituto Cacau Show, ICE e Google for Education
A metodologia será implantada por meio de ações do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), entidade criada em 2003 motivada a conceber um novo modelo de escola e resgatar o padrão de excelência do então decadente e secular Ginásio Pernambucano, localizado em Recife. A inciativa deu certo e está inspirando outras escolas pelo país.
Para Clóvis Madeira, presidente do Instituto Cacau Show, que financiou a vinda do ICE para Itapevi, o grande diferencial do projeto é o seu planejamento ao longo prazo. “As ações estão sendo pensadas para vários anos e isso é muito importante porque apenas a educação pode salvar o mundo. É por meio dela que teremos pessoas mais saudáveis, cidades mais seguras e cidadãos mais felizes”, disse.
A Escola do Futuro de Itapevi também contará com a plataforma Google for Education, uma nova forma de estudo dentro e fora da sala de aula, com ferramentas digitais que irão ajudar professores e alunos na exploração tecnológica de um mundo digital global.
Educa Itapevi
A Escola do Futura integra o Programa Educa Itapevi, série de iniciativas que incluem ainda a vinda da primeira faculdade pública da cidade, da ETEC e de uma faculdade privada com cursos de medicina, passando pela reformulação das diretrizes pedagógicas e a implementação de parcerias, como a celebrada com o Sistema SESI de Ensino, para garantir materiais didáticos de ponta para todos os alunos da rede municipal.
Trata-se de um projeto de longo prazo, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.
Conheça as 8 grandes metas de longo prazo para transformar a Educação de Itapevi
– Universalização do ensino em tempo integral para alunos do Ciclo I do ensino Fundamental
– Zerar, até 2026, a fila de espera da Educação Infantil
– Início da municipalização do Ciclo II (5º ao 9º ano)
– Implementação do Google For Education
– Escolas municipais totalmente acessíveis
– Primeira faculdade pública – Fatec (Faculdade de Tecnologia)
– Primeira Escola Técnica Estadual – ETEC
– Criação de faculdade mista na área da Saúde
Fotos: Felipe Barros/Ex-Libris/PMI
Legenda: Modelo pioneiro prioriza estímulo à criatividade e ao desenvolvimento de competências e habilidades