Itapevi inicia cursos voltado para Deficiência Intelectual e Síndrome de Down
Secretaria de Educação inicia curso de formação voltado para Deficiência Intelectual e Síndrome de Down. Curso tem como público alvo professores e pais de alunos deficientes. A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação, iniciou este mês, o projeto voltado para Deficiência Intelectual e Síndrome de Down.
Trata-se de uma ação que será desenvolvida pelo Grupo de Apoio a Inclusão (GAI) em conjunto com os professores da rede e pais de crianças que apresentam as deficiências, a fim de melhor atender as necessidades específicas, tanto do aluno como também do professor e da família.
Segundo a Secretaria de Educação, durante o curso os professores irão interagir com profissionais de diversas áreas, como psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagogo e profissionais da saúde, que abordarão temas específicos relacionados às deficiências. Assim, eles terão condições de identificar as competências e habilidades que a criança possui, contribuindo com as estratégias e suportes necessários para a inclusão.
Quanto aos pais, além do contato com os diversos profissionais, eles também receberão orientação sobre o comportamento do deficiente, a fim de favorecer a participação e o comprometimento da família no desenvolvimento escolar da criança.
O curso terá duração de três meses com carga horária de 40 horas e será aplicado todas às sextas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, no auditório do Centro Municipal de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira.
Fotolegenda: Divulgação / PMI