Jaci Tadeu firma parceria com CSU para treinamento de jovens
O acordo, assinado na abertura do 3º Fórum Socioeconômico, vai beneficiar cerca de 200 jovens até o final deste ano. Com objetivo de oferecer mais oportunidades com qualificação profissional e preparar os jovens itapevienses para o mercado de trabalho.
A Prefeitura e a empresa CSU CardSystem firmaram uma parceria. O acordo – anunciado pelo prefeito Jaci Tadeu, na última sexta-feira (04), na abertura do 3º Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico – prevê um contrato entre as duas entidades para Treinamento de Vagas para Jovens e Deficientes Físicos.
De acordo com a Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social, a parceria proporcionará emprego com qualificação para 200 jovens – de 18 a 23 anos – entre os que participam de programas assistenciais na administração municipal e moradores da cidade. A expectativa da pasta é de que esse número duplique no próximo ano, uma vez que a CSU CardSystem, especializada em terceirização de processamento de meios eletrônicos de pagamento, necessita de grande quantidade de mão de obra qualificada.
Durante o 3º Fórum, o prefeito Jaci Tadeu destacou em seu discurso a importância dos estudos e da qualificação para ingressar no mercado de trabalho. “Hoje em dia já não se tem mais espaço para o profissional considerado bom, pois muitos já ultrapassaram esse patamar. Por isso, é imprescindível que o jovem busque sempre o aprimoramento e a qualificação para se destacar dos demais”, disse.
O prefeito também falou sobre a parceria com a empresa de meios eletrônicos. “Itapevi se desenvolveu muito nos últimos anos. Com isso, a cidade se encaixa no perfil da CSU e vice-versa, e por esse motivo acreditamos que a parceria firmada é de grande valia, principalmente, para os nossos jovens que podem fazer muito pela cidade”, concluiu Jaci Tadeu.
Balcão de empregos marca primeira etapa do 3º Fórum
Abrindo a programação do 3º Fórum Socioeconômico, o Balcão de Empregos contou com a seleção de empregos entre oito empresas participantes. Os currículos encaminhados à Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social de Itapevi foram previamente selecionados de acordo com o interesse das empresas e, os candidatos foram convidados a participar das entrevistas.
O vice-prefeito Fláudio Azevedo destacou os avanços em relação à empregabilidade, fruto da nova realidade na qual o município está inserido. “Atualmente é preciso tratar os microempreendedores como parceiros, pois temos uma parcela significativa de jovens que podem contribuir para acrescentar às pequenas empresas e, consequentemente, para a cidade. Itapevi saiu de condição de cidade-dormitório para pólo em constante desenvolvimento, por isso há necessidade também de oferecer condições formais de trabalho aos munícipes”, observou o vice-prefeito.
Outra ação que deve beneficiar os jovens da cidade é a tão sonhada Escola Técnica Estadual. Como representante da Câmara Municipal de Itapevi, o vereador Júlio Portela falou sobre o papel da Etec na cidade. “Quando construída e em funcionamento, a Etec será um espaço primordial para qualificar a nossa população jovem e fortalecer a empregabilidade na cidade”, disse o vereador.
A abertura do 3º Fórum de Desenvolvimento Socioeconômico contou com a presença dos secretários Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Francisco de Abreu (Habitação), Israel Marques (Governo), Fabio Andrade (Administração), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), José Americo Pereira (Planejamento), Argemiro Xavier (Obras e Serviços), Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), Kleber Maruxo (Segurança), Cesar Pimentel (Educação e Cultura) e Evangelista Limas (Meio Ambiente); dos vereadores Roberval Luiz Mendes da Silva (Val), Cláudio Dutra e Inacia Maria Nunes dos Santos; do superintendente da Itapeviprev, Roberto Camal; do diretor do Demutran, Cícero Aparecido; dos representantes da Ciesp Marcos Agostinho e Juracy Dalle Lucca; do represente do executivo de RH da CSU, Paulo Cesar Correia; além de representantes das instituições parceiras e munícipes.
2ª etapa do Fórum
Nos dias 22 e 23 de novembro haverá nova ação do Balcão de Emprego, contando com mais adesões das empresas participantes. Palestras de capacitação profissional e motivacional serão ministradas pelos representantes do Sebrae, Senac, Senai, SESI e OAB. Teste vocacional e ginástica laboral serão oferecidos gratuitamente nos dois dias.
Temas das mesas de debates:
. Juventude: Primeiro Emprego;
. A Mulher e o Mercado de Trabalho;
. Pessoas com Deficiência;
. Fontes de Financiamento e Facilitação de Crédito ao Microempreendedor;
. Itapevi: O Comércio como Vocação;
. O Papel do Funcionalismo Público na Empregabilidade em Itapevi;
. Arte, Cultura e Esporte como Alternativa de Empregabilidade
Fotolegenda: Victor Bustamante/PMI
1- Jaci Tadeu fala sobre a importância da qualificação para os jovens
2- Prefeito assina acordo com a CSU para treinamento juvenil
3- Balcão de empregos reúne oito empresas em busca de novos colaboradores