Mais 30 adolescentes foram contratados pelo Programa Conexão Jovem em Itapevi
Bolsistas integram os 200 candidatos contratados pelo programa nesta edição. Mais 30 estudantes de Ensino Médio regular ou Técnico da rede pública de ensino foram contratados, nessa terça-feira (29), por meio do Programa Conexão Jovem. A chamada completa o quadro de 200 adolescentes que formam a turma de bolsistas desta edição do programa, mantido pela Prefeitura desde 2005.
A ação – desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – é uma oportunidade profissional aos jovens da cidade que tenham entre 15 e 18 anos de idade. Eles assinaram contratos com administração municipal e passam a receber bolsa-auxílio no valor de R$ 500 por atuar nos setores públicos no período de 25 horas semanais. Entre os dias 05 a 09 de outubro, os bolsistas iniciarão o curso preparatório que definirá locais de trabalho, conforme a aptidão de cada funcionário.
A partir disso, os jovens contratados serão distribuídos pelas secretarias e departamentos municipais, em especial a setores relacionados à tecnologia da informação. Os novos contratados foram selecionados entre mais de mil candidatos, que participaram de processo seletivo em maio.
“Este programa é uma oportunidade para nossos jovens buscarem construir uma carreira por meio de suas habilidades e aptidões. Para isso, há uma preparação para que se identifique as expectativas profissionais de cada um, e assim seja encaminhado para um departamento compatível”, disse o prefeito Jaci Tadeu.
A cerimônia de assinatura do contrato dos jovens contou com a presença dos secretários Sandra Mendes (Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e Fábio Andrade (Administração), além das equipes das Secretarias e dos pais e adolescentes contratados.
Único na região
Criado em 2005, o projeto Inclusão Jovem oferecia aos estudantes a oportunidade de estagiar nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino de Itapevi. Nos três anos seguintes, o projeto garantiu qualificação a mais de mil jovens da cidade, que tiveram acesso às primeiras experiências profissionais, com apoio da Prefeitura.
A partir de 2009, o projeto foi ampliado e tornou-se um programa de governo, expandindo seu raio da atuação e permitindo que os bolsistas pudessem atuar nos demais setores da Prefeitura.