Novos conselheiros tutelares de Itapevi assumem cargos
Eleitos vão zelar e garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Os novos conselheiros tutelares de Itapevi tomaram posse de seus cargos na manhã nessa quarta-feira (10), em cerimônia realizada no auditório da Secretaria da Educação e Cultura. Robson Timóteo Cordeiro, Denis Lucas de Oliveira, Sueleni Mara de Rezendi (Sú), Valdemir Batista dos Reis (Ticão) e Thiago da Silva Santos (Tiaguinho) são os atuais representantes e terão como principais responsabilidades zelar e garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Durante a cerimônia de posse, o prefeito Jaci Tadeu parabenizou o trabalho dos conselheiros do mandato anterior e evidenciou a importância do prosseguimento do serviço social. “Para que o avanço aconteça é preciso que um bom trabalho tenha sido feito anteriormente. O dever de todos é trabalhar em função dos menos favorecidos que habitam este município. Uma boa sorte e que realizem um bom trabalho”, desejou o prefeito.
O trabalho dos conselheiros é orientado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapevi (CMDCA), que recebe suporte da Secretaria de Assistência Social e Cidadania. “Trabalharemos juntos em busca de um trabalho social atuante dentro do município e com muito comprometimento”, comentou a secretária da pasta, Ruth Gianezzi.
Também presente à cerimônia como representante do legislativo da cidade, o vereador Ivonildo Andrade da Hora (Chambinho) reforçou a aliança firmada entre a Prefeitura e a Câmara Municipal. “O trabalho conjunto entre o legislativo e o executivo é muito importante para o desenvolvimento do município. Os conselheiros são responsáveis em realizar um trabalho muito significativo e terão o nosso respaldo para que Itapevi continue em constante crescimento e atenda a nossa população da melhor maneira”, disse o vereador.
O evento contou com a presença dos secretários Fabio Andrade (Administração), Francisco de Abreu (Habitação), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Cesar Pimentel (Educação e Cultura); do vereador José Lemes Jorge (Jorge da Farmácia); da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapevi (CMDCA) Solange Aparecida Santiago e de conselheiros de mandatos anteriores.
Eleição
A eleição dos novos conselheiros levou a população itapeviense às ruas para exercer o direito à cidadania, no último dia 30. A votação aconteceu no CEMEB Bemvindo Moreira Nery e reuniu cerca de oito mil eleitores.
Ao todo, 29 candidatos estavam aptos a preencher as cinco vagas disponíveis no Conselho Tutelar. Para votar, o munícipe precisava portar um documento oficial com foto e o título de eleitor. As equipes de organização do evento estavam disponíveis nos 20 terminais montados na unidade escolar. Os profissionais preenchiam o formulário com os dados dos munícipes e os encaminhavam para a sala de votação.
No mesmo dia, após a apuração dos votos, foi anunciado a vitória dos cinco escolhidos que seguem como conselheiros durante os próximos dois anos e meio. A alteração do período de trabalho dos profissionais se dá ao cumprimento da Resolução 152 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que dispõe sobre a Lei 12.696/12.
Alterações recentes na legislação prevê novas regras à organização dos Conselhos Tutelares em todo território nacional. Dentre as mudanças, destacam-se a ampliação dos mandatos dos conselheiros de 3 para 4 anos, a obrigatoriedade de remuneração e as eleições unificadas em âmbito nacional. Por conta disso, a próxima eleição acontece em 4 de outubro de 2015, simultaneamente em todo o Brasil.
Fotos: Victor Bustamante/PMI
1- Novos conselheiros tomaram posse na manhã dessa quarta-feira (10)
2- Jaci destaca a importância da continuidade de um bom trabalho
3- Cerimônia de posse reuniu dezenas de pessoas no auditório da Secretaria de Educação e Cultura