Oficina Essencial para o trabalho com Surdos em Itapevi
O Intérprete internacional e mestrando em psicologia Social Comunitária Marco Antônio Arriens esteve em Itapevi de 04 a 08 de julho, ministrando a Oficina Essencial para o Trabalho com Surdos, na Igreja Batista Betel de Itapevi.
O Dia nacional do Intérprete foi criado a partir de uma homenagem que Rosani Suzin (Surda) fez a Marco Arriens por ter criado o Ministério KEIRAIHAGUIAI que, nesta época, estava na Primeira Igreja Batista de Curitiba, que contava com 400 Surdos frequentando. No dia, consequentemente, a equipe de TILS criada por Marco também foi homenageada. A partir daí um vereador transformou isso em lei municipal e isso se espalhou por todo o Brasil. Além disso, ele foi o primeiro TILS brasileiro (até onde se sabe, até hoje o único) a ministrar Oficinas de Capacitação para TILS em outros países. A primeira Oficina fora do Brasil aconteceu nos anos 90, em Buenos Aires, Argentina, com mais de 50 participantes de todo o
Participaram da oficina, pastores, psicólogos, graduandos em Direito, fisioterapeutas, professores, Intérpretes da Língua de Sinais que atuam em Ministérios com Surdos, Familiares de Surdos e demais interessados no trabalho com Surdos.
Marco Antônio Arriens é reconhecido internacionalmente pelos seus cursos, assessorias, aulas em pós-graduação e palestras como Intérprete de Libras, com formação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Gallaudet University Washington DC. Atua como Assessor de Profissionais de Educação Especial em diversos estados do Brasil e exterior há mais de 35 anos, já tendo formado mais de 15.500 alunos no mundo todo.
Os participantes da Oficina Essencial não precisavam saber a língua de sinais. O programa incluiu uma parte teórica, das 14h às 17h e parte prática das 19h às 22h.
Fonte: Sandra Regina Arriens – Assessoria de Comunicação Gimmick Comunicação e Marketing – Fones: (51) 3024-6454/5464 / 98889714.