Oficinas gratuitas de Teatro – Arte Integrada à Comunidade
A NECESSIDADE DA ARTE
Prof. Especialista Hélton Lima
Escola Livre de Teatro abre oficinas livres
As oficinas acontecerão de 17 à 20 de Janeiro (terça a sexta), na Escola Livre de Teatro de Itapevi na Av. Luiz Manfrinato, 194 – Centro, sempre das 14h30 às 17h30 – gratuito.
Podem participar moradores de toda a região que tenham a partir de 12 anos, com ou sem experiência em Teatro, devem comparecer na sede da Escola munidos do Rg e trajados com roupas leves de exercício de preferência na cor preta.
As atividades foram programadas com o objetivo de propiciar diferentes experiências a nossos alunos e munícipes de toda a região, com artistas reconhecidos por seus projetos, vivências e realizações nas artes cênicas.
A Escola Livre de Teatro já vem sendo reconhecida por proporcionar integração entre a arte e a comunidade, oferecendo a quem participa de seus cursos, tanto a oportunidade do primeiro contato com o teatro, como uma grande experiência a quem já é estudante e ator a mais tempo.
Oficinas: (mínimo de 8 e máximo de 20 alunos) – chegar com 30 minutos de antecedência)
17/01 (Terça-feira) – Jogos teatrais a partir da obra de Shakespeare
Com Victor Cantagesso – São Paulo
Graduado no curso de Teatro da Universidade Anhembi Morumbi (Bacharelado e Licenciatura) em 2013. Integrante da Cia. Chicote de Teatro, onde dirigiu o espetáculo “A Ilha de Ouro”. Foi pesquisador no curso de extensão universitária Laboratório de Processos Atorais no Instituto de Artes da UNESP (2013/2015), e aluno do Núcleo de Interpretação (2016) e de Direção (2014) da Escola Livre de Teatro de Santo André. Fez dois módulos do curso Técnicas de Palco na SP Escola Teatro (2011). Em 2012/2013 foi educador no Sócio-educativo do SESC Belenzinho nas exposições Pinóquio – Uma Bela Arte e #Risco 3. E orientador artístico da Cia. Clareou (Osasco) no Projeto Ademar Guerra.
18/01 (Quarta-feira) – O corpo em cena
Com Cleber Monteiro – Escola Livre de Teatro
Formado pela Escola Livre de Teatro de Itapevi, graduando em Educação Física pela Estácio-FNC, ator na Cia. Studio 8 Encena, participou de diversas oficinas de teatro, arte-educador, atuou em diversos espetáculos em Itapevi e região,atualmente com projeto e diversas apresentações pela Cia. do Folhetim de dois palhaços contadores de histórias. Atuante no cenário cultural da região oeste de SP.
19/01 (Quinta-feira) – O ator na criação colaborativa – estética e composição de imagens no teatro contemporâneo
Com Hélton Lima – Escola Livre de Teatro
Encenador, ator, produtor e professor, fez o curso de formação do ator no Teatro Escola Macunaíma, formado em Letras pelo Instituto de Ensino Superior de Cotia, especializado em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes, certificado em “entrenamiento físico, vocal y puesta en escena” pela premiada cia. Teatro de los andes/Bolívia em 2013. É morador de Itapevi e trabalha com teatro e produção cultural na cidade. Atualmente diretor e professor da Escola Livre de Teatro de Itapevi, tendo escrito peças, estudos e dirigido diversos espetáculos. Como produtor, é sócio-fundador da Cia. Studio 8 Encena Produções Artísticas. Premiado como melhor diretor no VI Festival de Teatro de Itapetininga em 2016, também em melhor composição cênica e melhor diretor na VI Mostra de Teatro de Sarapuí em 2016 ambos com o espetáculo de criação coletiva “Manifesto do Subconsciente”, que recebeu também os prêmios de ator coadjuvante, atriz coadjuvante e diversas indicações. Assistente de direção da premiada diretora Christina Trevisan no espetáculo “Sonata” do grupo Aposto, com estreia dia 30/01 no Teatro Sérgio Cardoso.
20/01 (Sexta-feira) – O cotidiano para o ator
Com Anderson Vieira – Pernambuco
Pernambucano, graduando em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Alagoas, Clown no Grupo Clowns de Quinta, Ator no grupo Nós&Quiproquos e diretor teatral no Grupo Claricena.
Contato: lima.tonarte@gmail.com