Prefeito de Itapevi (SP) termina mandato com 92% de aprovação
Operação Cata-Bagulho continua em andamento na cidade
Equipes a serviço da Prefeitura de Itapevi percorrem bairros diariamente em busca de materiais descartados que podem ser reciclados. A Secretaria do Meio Ambiente de Itapevi tem ampliado as atividades da “Operação Cata-Bagulho” no município. Pensando em facilitar esse processo, foi criado um cronograma específico elaborado para atender aos bairros de Itapevi a cada semana do mês. A cidade busca por meio desta ação, contribuir para que tenhamos uma sociedade mais sustentável.
O objetivo é evitar que materiais descartáveis, que podem ser reciclados, fiquem acumulados em terrenos baldios, calçadas, margens e leitos de rios e córregos da cidade. Para realizar o descarte corretamente, basta acompanhar as datas do cronograma municipal disponível do site oficial:www.itapevi.sp.gov.br, na página do Meio Ambiente, ou pelo telefone: 4205-4345.
Entre os materiais em desuso que são coletados estão sofás, colchões, camas, pneus, geladeiras, armários e fogões. Após serem recolhidos são separados por tipo e repassados à Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, que encaminha às empresas de reciclagem. Vale ressaltar que restos de obras de construções (entulho) não são recolhidos pelos agentes.
Diariamente, dezenas de pessoas trabalham separando o material reciclável em um galpão alugado pela Prefeitura, que recebe materiais coletados em setores do poder público e empresas privadas. De acordo com a pasta, parte dos pneus recolhidos é utilizada por algumas empresas para artesanato e recapeamento, e itens como madeira também são destinados para produção de biomassa.
A Operação Cata-Bagulho visa incentivar a população a estabelecer medidas de proteção ao meio ambiente, bem como a prevenção de enchentes e infestação de insetos e roedores.
Fotolegenda: Divulgação / PMI
(1) O caminhão percorre os bairros seguindo o cronograma semanal