Paixão de Cristo 2016 – A arte como instrumento de transformação
A NECESSIDADE DA ARTE
Prof. Especialista Hélton Lima
“Cultura” – Em Itapevi essa palavra é sinônimo de trabalho, perseverança, união e amor, tanto amor, que a Cultura da cidade tornou-se referência no Estado de São Paulo.
Mesmo antes de ser criada (abril de 2014), a atual Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo de Itapevi era conhecida como departamento de Cultura e desde 2005 já mantinha as escolas de dança, música e teatro, com aproximadamente 4000 alunos, desenvolvendo trabalhos artísticos no município e região. Com muito apoio do poder público e da família Itapeviense, as escolas foram se desenvolvendo e criando, formando artistas, tornando sonhos possíveis, ajudando a transformar o nosso município em um lugar melhor, com seu trabalho sempre voltado à educação, ao bem estar social e ao desenvolvimento técnico de seus alunos/artistas.
Hoje a Secretaria é composta por 3 departamentos: Cultura, Juventude e Turismo, departamentos que durante o ano de 2015, por exemplo, promoveram encontros, mostras de dança e de teatro, apresentações circenses, saraus, eventos turísticos como o 1º Food Truck Gourmet que reuniu milhares de pessoas de Itapevi e região, Festival de Inverno e feira literária, torneio internacional de skate, encontro de carros antigos, eventos para a juventude como o encontro de bandas de Rock etc.
Temos o CCEJ (Centro Cultural e Esportivo da Juventude) na Cohab, que como um polo cultural e esportivo oferece diversos cursos aos munícipes. Nas Escolas de Artes, Dança, Música, Teatro, Espaço 930 e CCEJ, são oferecidos cursos de: dança, teatro, circo, música, arte, dança de rua, DJs, grafite, skate, cerâmica, desenho artístico, samba rock, sertanejo e muito mais – todos gratuitos para a população.
E há um evento turístico / cultural que acontece em Itapevi há alguns anos, e hoje gostaria de falar deste evento que estou ajudando a preparar e que está muito próximo de acontecer, um grande evento que todos os anos reúne milhares de pessoas para assisti-lo – “A Paixão de Cristo – Uma história de devoção, amor e fé”.
A Paixão de Cristo já virou tradição no município, pois todos os anos a Escola Municipal Livre de Teatro organiza o espetáculo para ser apresentado no CEMIP para toda a população, onde pessoas de diversas idades, religiões e cidades prestigiam o espetáculo sobre a vida e morte de Cristo.
Esse ano o empenho do elenco, formado por munícipes, atores e bailarinos das escolas livres de teatro e dança, está fenomenal e o ritmo dos ensaios está frenético. Com personagens já definidos o espetáculo promete um show de interpretações e muita emoção.
Outro fator inovador na Paixão de Cristo 2016 é a ampliação dos palcos do CEMIP, de maneira criativa e versátil, serão feitos aproximadamente mais 40 metros de palco, de forma reciclável, buscando procurar soluções inovadoras e sustentáveis, utilizando apenas pneus que servirão de contenção formando um muro de arrimo e terra. Depois de pronto, a equipe de criação da escola de teatro irá realizar o acabamento, transformando os pneus em pedras.
A apresentação será no dia 25 de março (sexta-feira santa) ás 19h e promete performances envolventes, construções cenográficas inovadoras, efeitos e coreografias avassaladoras.
Vídeo: Marcos Menezes – Sonhar Produções
Contato: tonarte@ig.com.br