Prefeito de Itapevi (SP) termina mandato com 92% de aprovação
Paixão de Cristo, história de devoção, amor e fé
“Quanto mais o homem acumula experiência, quanto mais aprende a conhecer as diferentes coisas em seus diferentes aspectos, tanto mais rica precisa tornar-se a sua linguagem. Ernest Fischer (2007, p.33) – A NECESSIDADE DA ARTE – Prof. Especialista Hélton Lima
“A PAIXÃO DE CRISTO 2012 – Uma história de devoção, amor e fé”
O drama “A Paixão de Cristo – uma história de devoção, amor e fé” é um espetáculo histórico que atravessou séculos para relembrar, com grandeza, a trajetória da vida e obra de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição, marcando o início dos mistérios da fé relacionados à Semana Santa.
A apresentação, que já faz parte do calendário oficial de eventos de Itapevi, em 2012 está programada para ser realizada na própria Sexta-Feira da Paixão, no dia 6 de abril, a partir das 19h30. O evento acontece a cada ano, sob responsabilidade do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, contando com apoio de todas as Secretarias e departamentos da Prefeitura.
Em 2012, num projeto mais audacioso que os de anos anteriores, 87 atores da Escola Municipal de Teatro e 30 figurantes, colaboradores das comunidades locais, atuarão pela primeira vez a céu aberto no Centro de Eventos Jaci Januário da Silva (CEMIP), onde será construída a cidade cenográfica, que reconstituirá a trajetória das últimas 12 horas de Jesus de Nazaré. O espetáculo contará ainda com a participação, ao vivo, da Escola Municipal de Música com 50 músicos e da Escola Municipal de Dança com 40 bailarinos.
Este é um grande ano para o nosso município, o ano que a arte concebida pelos movimentos existentes na cidade tomarão ainda mais projeção, com o espetáculo “A paixão de Cristo 2012”, que será encenada com visibilidade mais ampla e impactante.
Os ensaios começaram no dia 6 de janeiro, no Espaço Cultural 930º, onde atores e alunos submetem-se a um ritmo intenso de trabalho, que inclui desde a preparação do corpo e da voz até exercícios de criação, orientados por uma equipe de direção composta por seis diretores-professores, três assistentes de direção, cinco cenógrafos e um iluminador, além de toda uma equipe técnica, que vem ensaiando constantemente em prol da qualidade cênica e histórica do espetáculo.
O vice-prefeito Jaci Tadeu se reuniu com a equipe da Escola Municipal de Teatro, que lhe apresentaram o projeto e discutiram as possibilidades desta apresentação em lugar aberto, elevando a qualidade do espetáculo e emocionando um grande número de espectadores.
“Faremos estudos sobre o local, para que não haja nenhum tipo de acidente. Essa é uma apresentação que já faz parte da cultura da cidade, além de ser uma história emocionante. Tenho certeza de que emocionará a todos. Itapevi terá um espetáculo como nunca. Isso é muito importante para nossa cidade”, disse Jaci Tadeu.
O espetáculo vem sendo apresentado em nossa cidade desde 2007, e já foi visto por milhares de pessoas. Este ano o texto foi organizado pelo professor Daniel Bernardes e conta com a direção geral do coordenador da Escola Municipal de Teatro professor Hélton Lima.
Dessa vez o grupo aposta em uma encenação inovadora com muita interação, coreografias e músicas executadas ao vivo. Os atores, bailarinos e músicos tem se dedicado dia e noite para trazer à população um espetáculo inesquecível, com muita sensibilidade e alta qualidade técnica, visto que contam com uma equipe de diretores e preparadores de muita competência.
O roteiro tem 20 atos e será encenado em 10 cenários construídos pela administração municipal, transformando o Cemip em uma cidade cenográfica. A equipe técnica conta com os seguintes profissionais:
Direção geral
– Hélton Lima
Dramaturgismo
– Daniel Bernardes
Assistentes de direção
– Raphael Andrade
– Pablo Mazzucco
– Marcos Menezes
Preparação corporal
– Janaína Alves
– Roberto Aguimarães
– Daniel Bernardes
Preparação Vocal
– Talita Admertides
– Pamela Pinheiro
Concepção de Trilha Sonora
– Janaína Alves
– André Angenendt
– Eduardo Estela
– Hélton Lima
Coreografias
– Lau Silva
– Weverton Aguiar
Cenografia
– Ângelo Tavares
– Victor Marim
– Evandro José
– Talita Admertides
– Marcos Menezes
Figurinos
– Janaína Alves
– Edy Oliver
– Pamela Pinheiro
Maquilagem
– Edy Oliver
Iluminação
– Willyn Marx
Participação Especial
– Escola Municipal de Dança
– Escola Municipal de Música
– Banda Sinfônica Municipal
Apoio – Prefeitura de Itapevi – Uma Nova Cidade
Graças ao comprometimento dessa equipe, dos atores e do apoio da prefeitura e suas secretarias, as expectativas para a realização do espetáculo são positivas e todos acreditam em seu sucesso. Os moradores de Itapevi e região terão a oportunidade de se emocionar com um espetáculo que tem raízes na tradição do cristianismo, encenado agora, em Itapevi, sob nova roupagem e concepção artísticas.
Contato: tonarte@ig.com.br