Prefeitura de Itapevi inicia campanha de vacinação contra o HPV
Meninas entre 09 e 11 anos devem receber a primeira dose da vacina. A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá a partir do dia 10 de março a campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) nas unidades de ensino da rede municipal.
Meninas entre 09 e 11 anos devem receber a primeira dose da vacina quadrivalente na própria escola até o dia 10 de abril. De acordo com no Departamento de Vigilância Epidemiológica – vinculado a Saúde – as estudantes da mesma faixa etária das escolas particulares de Itapevi também deverão ser vacinadas de forma gratuita.
Para que os profissionais da Secretaria realizem a vacinação é necessário que as jovens apresentem autorização previamente assinada pelos pais (e emitida pela escola), além do cartão de controle de vacinas para que a primeira dose seja registrada.
Segundo a secretária da Saúde de Itapevi, Dra. Maria Dalva Amin dos Santos, é importante que as meninas recebam essa proteção contra o HPV. “Realizar a prevenção é fundamental. Se conseguirmos imunizar essa faixa etária evitaremos que elas tenham, no futuro, possíveis doenças como o câncer de colo de útero”, enfatizou.
Cabe ressaltar que as estudantes de 12 e 13 anos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina HPV podem procurar o posto de Saúde mais próximo de sua residência para realizar a vacinação. Basta apresentar o cartão de vacinação e os documentos pessoais.
HPV
O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, sendo uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus Humano (HPV).