Prefeitura de Itapevi realiza treinamento motivacional para servidores da saúde
Ação do Itapevida pretende humanizar e aproximar funcionários públicos municipais de forma a melhorar a qualidade na prestação dos serviços
Atender com respeito, carinho e sensibilidade. Estes foram alguns dos objetivos da Prefeitura de Itapevi, que ofereceu, entre o dia 29 de julho e 2 de agosto, o treinamento especializado e motivacional “Atendimento com Propósito” para cerca de 130 servidores públicos da área de atendimento ao público e gestão da Secretaria de Saúde.
Essa foi uma das 20 ações do Itapevida, iniciativa que pretende garantir a qualidade no atendimento da saúde de Itapevi e transformar o atendimento clínico na rede municipal. O programa foi lançado no dia 17 de julho.
Receberam capacitação de oito horas na Secretaria de Educação de Itapevi, no Centro, lideranças e funcionários públicos que lidam diariamente com atendimento ao público nos setores administrativos, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USF (unidades de Saúde da Família), Centro de Referência da Mulher, CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial), os três Prontos Socorros da cidade, SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e o Centro de Reabilitação do município. O treinamento foi concluído com a entrega dos certificados aos participantes.
Para o prefeito Igor Soares, que acompanhou as capacitações, a iniciativa é um anseio popular. “A população já vem nos pedindo melhorias na saúde e especialmente no modo como atendemos as pessoas. Ouvindo as recomendações e sugestões decidimos voltar nossa atenção para esta questão, que certamente impactará em uma saúde de mais qualidade em Itapevi”, avaliou.
De acordo com Erminda Pongiluppi Aluani, técnica da Secretaria de Planejamento e coordenadora da iniciativa, a ação pretende focar na mudança de postura do relacionamento entre o cidadão e o poder público. “Queremos valorizar o morador da cidade, atendendo-o com carinho e a dignidade que ele merece e deseja. Por isso esse treinamento visa estimular nossos servidores a receberem com amor e propósito quem precisa e espera por um serviço público de qualidade na área da saúde”, argumenta.
Sobre o Itapevida
É uma resposta da Prefeitura aos problemas enfrentados na área da Saúde do município. Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.
O trabalho, que foi realizado entre junho e outubro de 2018, enfatizou a reestruturação do atendimento básico de saúde – que pode, segundo o estudo, resolver até 90% das demandas da população.
O Itapevida prevê a criação de novas Unidades Básicas de Saúde, ampliação e construção de Prontos-Socorros, contratação de médicos e uma série de outras medidas pautadas pela humanização do atendimento e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
O Itapevida já entregou nova frota de ambulâncias e alimentação nos três Prontos-Socorros. E está em andamento a reforma de 10 unidades de saúde; implementação de unidades modelo; criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil; criação de Centro de Hemodiálise e do Centro Integrado de Saúde (CIS); implementação do novo CAPS Infantil; instalação da Farmácia Central na Praça 18 de Fevereiro; criação da nova Unidade de Saúde da Família no bairro Chácara Santa Cecília; entrega da Unidade Móvel de Saúde e contratação de médicos e profissionais de saúde.
Foto: Pedro Godoy – Ex Libris PMI e Célio Júnior PMI
Legenda: Treinamento qualifica atendimento na área da saúde ao público