Prefeito de Itapevi (SP) termina mandato com 92% de aprovação
Prof. Paulinho solicita implantação de curso de inclusão digital e ‘Disk-Idoso’
Prof. Paulinho solicita implantação de curso de inclusão digital e ‘Disk-Idoso’ para a classe sênior de Itapevi. Prof. Paulinho, na sessão ordinária da última terça-feira, 12 de agosto, apresentou dois requerimentos voltados a classe sênior do município de Itapevi, com o intuito de garantir mais qualidade de vida aos idosos da cidade.
Por meio do requerimento 723, Prof. Paulinho solicitou que fosse implantado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) um curso de inclusão digital, onde fosse ensinado aos idosos noções sobre informática e internet.
Segundo do justificativa, a classe idosa acaba excluída por não dominar determinadas práticas tecnológicas, como acessar um e-mail ou utilizar um aplicativo. Muitas vezes, essa limitação é promovida por medo, falta de conhecimento ou falta de recursos monetários.
Tal atividade visa promover a inclusão digital de muito idosos que gostariam de utilizar um computador ou navegar na internet, além de promover a interação e a troca de informações entre eles, diminuindo a angústia do isolamento e da funcionalidade pessoal por causa da idade.
Prof. Paulinho também solicitou a implantação em Itapevi do “Disk-Idoso”, um programa que oferece esclarecimentos e informações acerca dos direitos e benefícios concedidos à classe idosa. O Disk-Idoso também funciona como uma ferramenta de defesa e prevenção da violência e maus tratos, garantindo sigilo do informante e fazendo valer o Estatuto do Idoso, que indica que a comunidade tem o dever de prevenir e proteger o idoso.
“Estas são ações que garantem acesso e faz com que qualquer idoso possa ter condições de fazer-se valer seus direitos, conhecer seus deveres e garantir mais qualidade de vida à classe, que infelizmente ainda é tratada com descaso e isolamento”, afirmou Prof. Paulinho.
Desde 2009, Prof. Paulinho tem lutado para que Itapevi possa ter sua sede própria da Delegacia da Mulher e do Idoso, que garantirá mais proteção e segurança a mulheres e idosos da cidade. Próximo deste objetivo se tornar realidade, o prédio que abrigará a ferramenta pública já passa por reformas e entrará em atividade nos próximos meses.