‘Programa Mais Educação’ aos alunos da rede pública
Iniciativa tem o objetivo de promover atividades fora do horário normal de aulas.
Os alunos dos quintos anos do CEMEB Professor Jossei Toda, na Vila Santa Rita, a partir dessa semana, passaram a participar de atividades no contraturno escolar. Trata-se da adoção do “Programa Mais Educação”, implantado pela Prefeitura Municipal de Itapevi através da Secretaria de Educação e Cultura.
Cerca de 62 alunos das turmas de quinto ano da instituição, a partir da última terça-feira (23), iniciaram uma série de atividades extracurriculares, desenvolvidas fora do horário normal de aulas. Dentre elas estão aulas de pintura, acompanhamento pedagógico (que engloba leitura e jogos matemáticos), educação ambiental, além de atividades recreativas e de lazer. De acordo com a direção da escola, o objetivo é estender o programa para os estudantes dos terceiros anos, passando a atender entre crianças e jovens participantes o total de 100 alunos.
O objetivo é proporcionar mais interação entre os alunos, conciliando atividades pedagógicas e lazer. Para isso, os estudantes devem ficar no mínimo 35 horas por semana envolvidos no programa. Em Itapevi, o projeto está em mais quatro instituições de ensino, como os CEMEBs Prof. Luiz Antônio de Oliveira e Cecília Meireles, e também, nas Escolas Municipais Arco Iris e Vila São Luiz. A Secretaria de Educação e Cultura planeja implantar, em breve, o mesmo programa nos CEMEBs Machado de Assis e Governador André Franco Montoro, totalizado sete unidades este ano.
Vale ressaltar que a escolha do ano e alunos que participarão do programa fica a cargo da direção de cada instituição. Visando melhorar os números da rede pública municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), grande parte das escolas adota o programa para alunos do quinto ano.
Segundo o prefeito Jaci Tadeu, o projeto é uma alternativa de manter o aluno envolvido na realidade da escola. “Esse programa é uma maneira para que o aluno se sinta cada vez mais integrado dentro e fora do seu horário de aula. É uma alternativa para que o estudante possa descobrir habilidades e consequentemente melhorar seu desempenho nas disciplinas escolares”, afirmou o prefeito.
Fotolegenda: Divulgação / PMI
Atividades extracurriculares tem beneficiado dezenas de estudantes da Rede Municipal de Ensino