Prefeito de Itapevi (SP) termina mandato com 92% de aprovação
Quatro anos de Quem é di Sambá
No domingo 20/12, a Comunidade de Samba “Quem é di Sambá” comemorou quatro anos de existência. A festa aconteceu na quadra coberta do Ginásio de Itapevi, e o Canal Itapevi foi conferir!
A Comunidade. O grupo que toca samba de raiz, teve início nas ruas do bairro Jardim Rainha em Itapevi, reuniam-se na Esquina do Samba, no Bar do Noel. “Antigamente tocávamos pagode, a música popular que tocava no rádio. Hoje fazemos o samba de raiz que tem expressão pra muitos e também é um estilo de vida”, afirma o integrante Claudinho Percussão. O que começou como uma roda de samba tornou-se um projeto de resgate do samba tradicional, afirma Angela Belisario, a vice-presidente da Comunidade, “É muita luta envolvida, resgatar essa cultura não foi fácil”, conta a vice-presidente.
Toda a mão de obra envolvida entre os integrantes da Comunidade é voluntária. É um trabalho desenvolvido não só pelos componentes que tocam, mas pelas pessoas que divulgam, buscam patrocínio, trabalham no bar e as que auxiliam no transporte. A colaboração dos familiares e amigos é essencial para realização e é a grande força que impulsiona o projeto. A doação e o prazer são visíveis entre os envolvidos, “… esse projeto cultural é genial! É o que a cidade precisa”, diz Fernando Dionisio, colaborador e irmão do integrante Fábio Dionisio. “É um prazer enorme! Sei da luta da rapaziada, o que o projeto significa para a comunidade e pra cada um dos componentes”, nos conta a coordenadora da Escola de Ballet da Secretaria da Cultura, Juventude e Turismo Itapevi, Hedy Valêncio, também pastora da Comunidade. Ainda com o objetivo de levantar dinheiro para pagar as atrações, aparelhagem, entre outras necessidades, os integrantes realizam rifas, venda de bebidas e churrascos na laje.
A Festa. O DJ Rherison embalou o começo da festa com o melhor do Black e Samba Rock. Muitas famílias no local levaram seus próprios lanches e coolers. A presença das famílias era algo notável na festa, haviam brinquedos armados para o divertimento dos pequenos também. “O bom do que o samba oferece à comunidade é reunir as três gerações: a criança, o jovem e o mais velho”, diz Diego Henrique, cantor e amigo da Comunidade.
Cantores, compositores e músicos prestigiaram o evento e desejaram a Comunidade sorte e prosperidade. O primeiro a participar foi o ex-integrante da Comunidade e atual interprete da Escola de Samba Pérola Negra, Douglas Chará – “Nunca fujam dessa linhagem de samba autêntico, vocês nunca serão esquecidos no bairro do Rainha”. Em seguida apresentou-se a cantora de Samba e MPB, Vall Soares – “Quero parabeniza-los pelos quatro anos e pelo serviço social que fazem arrecadando alimentos e brinquedos. Que continuem assim, ajudando a quem precisa e cresçam muito profissionalmente”.
O Quem é di Sambá traz em seu currículo artistas convidados renomados do samba, como: Eliana de Lima, Royce do Cavaco e Toninho Gerais. Como não poderia ser diferente, para enriquecer ainda mais o evento, trouxeram um convidado pra lá de especial – com 36 anos de carreira, responsável pela música que traz em seu título o nome da própria Comunidade, o sambista Sombrinha fez o público levantar e vibrar ao ritmo de suas famosas letras.
A chave de ouro ficou por conta dos convidados da Bateria Show da Escola de Samba Cadência Paulista, da cidade de Barueri. A bateria deixou o final do domingo com cara de sábado à noite – ninguém queria ir embora. O presidente da Escola, Júlio César contou sobre as similaridades e a parceria entre Comunidade e Escola de Samba. Desejou ao Quem é di Sambá prosperidade. “A filosofia deles é muito bonita, que os filhos e netos toquem esse projeto sempre pra frente! ”, disse o presidente.
O evento que era aberto e contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas aconteceu com sucesso e sem nenhuma ocorrência de briga. O Quem é di Sambá, presidido por Miller Belizario carrega consigo uma visão social: “Ajudar ao próximo. Acreditamos que se todos fizerem um pouquinho, esse pouco vira um montão e pode ajudar muito mais pessoas”. Resistência, raízes e tradição é a bandeira dessa comunidade. “Muito amor ao samba” é a frase que o presidente define esses quatro anos de trajetória.
Miller Belizario / Cavaco e Voz
Claudinho Percussão / Percussão
Emerson Belizario / Percussão
Ney Martin / Pandeiro
Anderson Sales / Vocal
André Paiva / Cuíca
Fábio Dionisio / Tantã
Hedy Valêncio / Pastora
Carol Araújo / Pastora
Ricardinho / Violão Sete Cordas
Jefferson / Rebolo
Angela Belisario / Organização