SAMU de Itapevi realiza palestra para alunos do Senai de Jandira
Orientação faz parte do cronograma de ações do SIPAT da instituição de ensino. Mais de 150 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Jandira puderam conhecer sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os profissionais de Itapevi promoveram, nessa quinta-feira (19), uma palestra nas dependências da unidade escolar.
O trabalho realizado pelo programa Parceiros do SAMU integrou o calendário de ações da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), realizado pelo Senai. Os estudantes receberam orientação e assistiram a uma apresentação de primeiro atendimento, realizado com bonecos.
Realizada em dois períodos, manhã e tarde, os alunos sanaram dúvidas junto aos profissionais da Secretaria da Saúde de Itapevi. Os estudantes também aprenderam sobre a abrangência do SAMU Regional Oeste – que tem sede em Itapevi, mas atende os municípios de Jandira, Cotia, Carapicuíba, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista – e todos os equipamentos que compõem o serviço.
SAMU-Itapevi.
Atualmente o SAMU-Itapevi possui em sua frota quatro ambulâncias, sendo três de suporte básico e uma de suporte avançado (acompanhada por um médico), além de uma motolância e ambulâncias de reserva técnica, que ficam à disposição caso necessite realizar reparo em algum veículo.
O SAMU presta atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação – em Itapevi – que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador do município correspondente ao regional oeste. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada sobre os primeiros procedimentos.
Fotolegenda: Divulgação/PMI