Prefeito de Itapevi (SP) termina mandato com 92% de aprovação
VINDE CANTAI, JESUS NASCEU
O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL
Mateus 1.18-24
Esta chegando o Natal, época de festa, de reunir a família, época de sensibilidade, onde alguns canais de televisão vão exibir filmes relacionados a esta data. Nesta época muitos aproveitam para se embriagar, outros apenas para ficar pensativos.
Será o natal apenas épocas de presentear as pessoas, de reunir a família em torno da mesa, isso quando fazem, ou o natal é o algo bem mais profundo do que aquilo que o comércio tenta nos vender, como alegria?
Eis o sentido do natal:
- O natal fala sobre o nascimento de Jesus (v.21 a)
Mesmo sendo licito comprar presentes para os familiares, amigos, não são os amigos e familiares o aniversariante, mas o dono da festa é Cristo. Ele é o aniversariante, a figura principal do natal.
O pecado afetou todas as áreas da nossa vida, todos os setores, com isso, vemos o comércio tira do foco Jesus e coloca outros elementos ou personagem no lugar. Tenta vender a ideia de que é tempo de consumismo, de papai Noel, de dar vazão aos sentimentos mais primitivos. Aliás, sabemos muito bem a origem do papai Noel.
A palavra natal já diz tudo, “nascimento”, mas ao contrário do que tenta vender a sociedade, tentando desviar a atenção das pessoas, sabemos que o natal aponta para Cristo, seu nascimento. Cristo veio ao mundo com um propósito único.
- O natal fala de Salvação de vidas (v.21 b)
Deus enviou seu filho ao mundo para nos salvador dos nossos pecados. Isso mesmo, o pecado que fazia separação entre nós e Deus. Cristo salvará o seu povo, não todos, mas aqueles que o pai lhe deu, aqueles que de fato de rendem ao senhorio de Jesus Cristo.
O natal fala sobre salvação de vidas, que sem Cristo, estão distantes, separados de Deus.
Muitos só percebem essa realidade, de que precisam de salvação, quando já estão no estágio final da vida.
E lhe porás o nome de Jesus. Jesus significa Yahweh é Salvação ou Salvador, e seu equivalente no hebraico do Antigo Testamento é Josué. O fato de José dar esse nome a seu filho é algo muito importante. Quando o pai dava um nome a seu filho, estava afirmando que este fazia parte de sua família. Isso deu ao Senhor Jesus o direito legal de pertencer à descendência de Davi.
Jesus veio para salvar vidas, Jesus veio para falar de salvação, não veio para trazer paz a esta terra, ou dar-nos condições financeiras, isso teremos com o trabalho, mas Jesus veio para salvar o seu povo dos pecados. Veio para nos salvar dos nossos pecados, que nos separava de Deus.
Todos os dias é claro que devemos pensar em tão grande salvação, na nossa condição antes de Cristo, não é só no natal. Agora já que quer refletir no natal, se alegrar, alegre-se de forma correta, pela razão correta, portanto, passe um tempo em oração, agradecendo a Deus pelo nascimento de Jesus, porque foi por causa da sua vinda para nos salvar, que podemos afirmar que iremos morar com Cristo na eternidade e desfrutar das benesses do pai.
- O nascimento de Jesus é o cumprimento das profecias do antigo testamento referente ao messias (v.22)
Paulo afirma aos gálatas “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, (5) para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. (Gl 4.4-5).
De acordo com o apóstolo Paulo, Jesus é o Filho pelo qual todo o tempo havia esperado. As palavras de Paulo nos levam a refletir sobre o momento da aparição de Cristo no mundo: “vindo, porém, a plenitude do tempo”. O momento em que Jesus veio é dito como o tempo em seu ponto máximo, uma ocasião única em que todas as partes da história que teriam de ocorrer, de fato, ocorreram. Todo e cada detalhe que deveria ter acontecido agora estava em seu lugar. Claramente, Paulo quer que percebamos que o momento do aparecimento histórico do Filho do Pai foi algo acordado e estabelecido entre o Pai e o Filho desde a eternidade, Cristo é o resplendor da glória de Deus, a expressão exata do seu ser, herdeiro de todas as coisas (Hb 1.3).
Portanto, a conclusão que chegamos é que Quando compreendo o verdadeiro sentido do natal, então vou comemorar de forma correta, porque vou fazê-lo pelas razões corretas. Jesus nasceu para o começo de uma missão que lhe custaria à vida, para que nós tivéssemos vida. Ao reunir a família, dedique-se um tempo a oração, fale sobre a razão do natal.