Vinho engorda?
Por Fernando Santander
Vinho engorda?
A obesidade é um problema que afeta grande parte da população mundial. Ela é causada, na maioria das vezes, por excesso de ingestão alimentar . A obesidade é um estado patológico que há excesso de gordura depositado no organismo. Ela causa no indivíduo maior probabilidade de diabetes, hipertensão arterial sistêmica e doenças cardiovasculares.
Numa dieta ultracalórica como a nossa, em que o consumo de calorias chega a três mil kcal por dia, o vinho nas refeições faz bem ou agrava o risco de desenvolver obesidade?
Uma dieta habitual contém entre 2.000 e 3.000 kcal/dia para a maioria dos indivíduos adultos, 1ml de vinho possui em média de 0,7 a 0,8 kcal. Assim, 100ml de vinho poderia vir a substituir 70 ou 80 kcal de outros alimentos. Essa substituição pode ajudar a emagrecer, graças ao efeito calorigenico do álcool. ‘’Não quero passar a idéia de que o vinho emagrece. Não. Mas é possível emagrecer tomando vinho’’, diz o Dr. Antônio Carlos do Nascimento, endocrinologista e autor do livro ‘’Vinho e saúde’’.
A Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, realizou, em 2002, um estudo que apontou que o consumo moderado do vinho em várias refeições não influi no peso e não afeta negativamente os níveis de glicose. Outro estudo, em 2003, publicado no European Journal of Clinical Nutrition, confirmou que os obesos que consomem vinho de forma moderada podem diminuir o risco de desenvolverem doenças coronarianas. Segundo o estudo, isso se dá devido à diminuição dos níveis de homocisteína no sangue (substancia relacionada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares). Outras propriedades dos polifenóis presentes no vinho também favorecem a diminuição dessas doenças.
Enfim, o vinho não engorda, nem emagrece, mas se consumido de forma moderada pode auxiliar na prevenção à doenças que complicam o quadro de obesidade, como as doenças coronarianas.
fonte VITICULTURA-ASSOCIAÇÃO/VIDA SAUDAVEL